Concepção de reabilitação psicossocial

A reabilitação psicossocial é um importante processo na operacionalização da reforma psiquiátrica, sob o qual estão fundamentados serviços de saúde mental como o Caps e o Naps (PINTO; FERREIRA, 2010). Clique nos botões abaixo e conheça mais.

Definição
Objetivo

Em sua definição, estão contidos aspectos como reinserção social, treinamento de atividades diárias e suporte social, devendo ser combinada com adequada medicação e psicoterapia no manejo dos transtornos mentais e comportamentais (WHO, 2002).

Segundo a OMS (1997), a reabilitação psicossocial é classificada como um processo que proporciona aos indivíduos desabilitados, incapacitados ou deficientes em virtude de transtorno mental a oportunidade de alcançar o seu nível potencial de funcionamento independente na comunidade.

Nesse sentido, os serviços de saúde mental devem elaborar projetos terapêuticos que incluam a construção de trabalhos de inserção social, respeitando as possibilidades individuais e os princípios de cidadania que minimizem o estigma e promovam o protagonismo de cada usuário diante de sua vida (BRASIL, 2013).