Acolhimento dos agravos de saúde mental na APS
Grupos de alto risco para doença psiquiátrica
Clique nos botões abaixo para conhecer os principais grupos de risco para doenças psiquiátricas (SIMON; EVERITT; VON DORP, 2012 e 2013).
Mulheres
Homens
Usuários de álcool e drogas
Minorias
Portadores de doenças crônicas
Pessoas que sofrem eventos vitais adversos
Cuidadores
São mais vulneráveis à depressão e aos transtornos alimentares. A gestação, a menopausa e o período pós-parto são as fases da vida da mulher que há maior chance de ocorrer problemas mentais.
Diabetes, cardiopatia, doença pulmonar crônica incapacitante, cânceres e distúrbios neurológicos incapacitantes, como: AVE, doença de Parkinson, esclerose múltipla e doença do neurônio motor.
No Brasil, nos anos de 2013 e 2012, o número de hospitalizações por abuso de álcool aumentou de 30.052 para 42.063 casos (PORTAL DA SAÚDE, 2008).
Luto, divórcio, desemprego e problemas financeiros.
Têm maior chance de sofrer problemas de saúde mental por privação social e econômica, isolamento de sua cultura habitual, racismo e exposição prévia a guerras ou torturas (>50% dos refugiados têm transtornos mentais).
Os cuidadores têm risco maior de desenvolver depressão (aproximadamente 40% dos cuidadores de vítimas de AVE são deprimidos).
Avaliar o cuidador é muito importante e deve ser iniciado logo após o começo dos cuidados. Clique aqui e veja alguns fatores importantes de serem avaliados.