Acolhimento dos agravos de saúde mental na APS

Avaliação da Saúde Mental

Durante a consulta, seja ela realizada no consultório, dentro da UBS, ou durante a visita domiciliar, recomenda-se o uso de questões abertas no início, ficando mais direto quando for necessário – esclarecer, refletir, facilitar, escutar. Deve-se ser receptivo e estar pronto para perguntar sobre o suicídio, sexo, drogas etc. Clique nos itens abaixo e confira o que deve ser investigado durante a consulta.

Ocupação

Desemprego? Feliz no trabalho?

Situação domiciliar

Habitação, relações, apoio social, dívidas etc.

Queixa principal

Ordem cronológica, história prévia de sintomas semelhantes. Perguntar diretamente sobre ideias suicidas e de automutilação.

História familiar

Doença psiquiátrica, perda recente ou doença grave em membro da família, luto, depressão, suicídio ou tentativa de suicídio, psicose, alcoolismo, uso de drogas.

História pessoal

Abuso (quando criança, violência doméstica), abuso de substâncias, doenças graves (incluindo história psiquiátrica prévia e doenças físicas importantes), eventos significativos recentes (por exemplo: nascimento de criança, mudança de casa etc.).

Atitudes e crenças

Como a pessoa se enxerga? O que ela pensa que está errado? Como ela acha que as outras pessoas enxergam a situação? O que ela quer que você faça?