Acolhimento dos agravos de saúde mental na APS

Avaliação da Saúde Mental

A avaliação de pessoas com problemas mentais não é uma tarefa fácil, principalmente quando o objetivo é identificar se aquilo ao qual o indivíduo se refere é verdadeiramente uma doença mental. Clique nas imagens para saber o que o profissional deverá fazer:

Estabelecer uma relação construtiva com a pessoa para permitir comunicação de forma efetiva e que sirva como base para qualquer relação terapêutica subsequente.

Avaliar as emoções e atitudes da pessoa.

Determinar se a pessoa tem um transtorno mental e, se for o caso, qual é, descobrir (quando possível) o que o causou e estabelecer como pode ser feito o tratamento (SIMON; EVERITT; VON DORP, 2013).

No dia a dia da equipe a informação a respeito de um transtorno mental pode ser levada à equipe de Saúde da Família por um familiar ou amigo preocupado. Desse modo, deve-se também conversar com o informante, para definir as preocupações e circunstâncias e revisar o prontuário antes de ver a pessoa.

Diante do que foi apresentado, podemos perceber que o diálogo será fundamental para o sucesso de tudo que se refere ao restabelecimento do indivíduo que apresenta alguma doença mental.