No site do Ministério da Saúde é possível ver o passo a passo de como organizar a rede de saúde mental de um município. Clique aqui e acesse.
O conceito de apoio matricial foi proposto pelo médico Gastão Wagner S. Campos, significando uma reforma das organizações e do trabalho em saúde. Saiba mais, clicando nos números:
O termo implica em uma metodologia de gestão do cuidado adotada, atualmente, em diferentes serviços de saúde (CAMPOS; DOMITTI, 2007).
De acordo com Chiaverini (2011, p. 13), “matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica”.
A lógica do apoio matricial vem de encontro à lógica tradicional dos sistemas de saúde comumente organizados de forma vertical. Seu propósito é promover ações horizontais, ou seja, que integrem os diferentes atores presentes nos serviços de saúde e os seus saberes, nos diferentes níveis assistenciais. Segundo essa proposta, o sistema de saúde se reestrutura em dois tipos de equipes. Clique nas abas para conhecê-las.
Equipe de referência: Representada pelos profissionais encarregados da atenção aos problemas de saúde.
Equipe de apoio matricial: Representada pelos profissionais que irão fornecer retaguarda especializada.
Saiba mais
No site do Ministério da Saúde é possível ver o passo a passo de como organizar a rede de saúde mental de um município. Clique aqui e acesse.
Referências
CAMPOS, G. W. S.; DOMITTI, A. C. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 399-407, fev. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/... Acesso em: 26 abr. 2013.
CHIAVERINI, D. H. et al. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 236 p. Disponível em: http://www.unisite.ms.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2013.