Saúde mental na Atenção Básica

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma ferramenta organizadora da ABS, em que atuam equipes multiprofissionais cujo trabalho é organizado a partir da realidade de um território bem definido e em torno das visitas domiciliares. Clique nos números para continuar a leitura.

Essa peculiaridade do trabalho das equipes de Saúde da Família marca uma relação profissional-usuário bem diferente da estabelecida em outros níveis de complexidade, pois o contato é mais direto e alcança diferentes aspectos da vida das pessoas.

A atenção na comunidade tem efeito positivo sobre a estigmatização das pessoas em tratamento de transtorno mental, além de possibilitar a detecção e o desenvolvimento de ações de intervenção precoce, assim como o encaminhamento desses pacientes para tratamento.

A possibilidade de trabalho nesse campo envolve:

  • Escuta;

  • Acompanhamento e suporte no enfrentamento do problema;

  • Manejo criterioso e adequado da medicação.

Para isso, os profissionais precisam receber melhor preparação para atender aos pacientes com problemas de saúde mental e para orientar seus familiares e cuidadores, atuando de forma integrada aos demais programas de saúde.