Rede de atenção e proteção às pessoas em situação de violência
Clique nas setas e acompanhe a situação apresentada.
-
Imagine que Miguel, filho de Marisa e Ricardo, fora levado à sua unidade de saúde com queixa de vômito e dor de cabeça.
-
Ao atendê-lo, você observa que Miguel tem várias marcas roxas nas pernas e nos braços, além disso, a criança sente fortes dores na região do estômago, semelhante a uma dor causada por contusão.
-
Você se lembra que Marisa já fora, há algum tempo, procurar atendimento e admitiu que suas queixas eram decorrentes de violência doméstica causada pelo marido alcoolizado.
-
Conhecendo o histórico da família e observando as queixas apresentadas por Miguel, você suspeita que a criança esteja passando por situação de violência também.
-
Tendo isto em vista e tomando como referência a rede de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências, proponha uma forma de garantir a atenção integral à saúde dessa criança em situação de violência.
Algumas considerações que devem ser lembradas antes de você elaborar a proposta. Clique nos números abaixo e confira.
A atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situações de violência em linha de cuidado fortalece a responsabilização dos serviços, o envolvimento do profissional numa cadeia de produção do cuidado em saúde e de proteção social no território (BRASIL, 2010).
O sucesso da estratégia que você pensou em desenvolver depende da integração de todos os recursos disponíveis por meio de fluxos e protocolos, capazes de garantir o acesso seguro às tecnologias necessárias à atenção, a partir de uma linha de produção de cuidado orientada pela Atenção Primária à Saúde e gestão do serviço que possibilite a continuidade do cuidado.
-
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010.104 p. (Série F. Comunicação e Educação em Saúde).