Fontes de informação sobre violência

Clique nos botões abaixo e conheça as principais fontes oficiais de informação para o estudo das violências e acidentes no Brasil:

BO
DENATRAN
CAT
Sinitox
SIH/SUS
SIM/SUS
VIVA

Boletim de Ocorrência Policial

  • O BO é o instrumento utilizado nas Delegacias de Polícia. Apesar de não ser padronizado em nível nacional, possibilita acesso a informações sobre eventos mais graves que chegam ao conhecimento da polícia (BRASIL, 2001).

Boletim de Registro de Acidentes de Trânsito do DENATRAN

  • Este boletim fornece dados relativos aos acidentes ocorridos nas vias, utilizando documentos distintos que identificam veículos, condutores, passageiros, pedestres e condições das vias (BRASIL, 2001).

Comunicação de Acidentes do Trabalho

  • A CAT é o instrumento de notificação utilizado em nível nacional pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fins de concessão de benefícios.

  • Apesar de sua função inicial não ser o fornecimento de dados epidemiológicos, pode ser uma fonte de informação para o estudo da morbimortalidade ocupacional. Entretanto, deve-se lembrar que não é capaz de mostrar o perfil epidemiológico da população trabalhadora do país, pois exclui autônomos(as), empregados(as) domésticos(as), vinculados a outros sistemas previdenciários e pessoas sem carteira assinada (que correspondem a um grande percentual entre os(as) trabalhadores(as).

Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas

  • O Sinitox tem como atribuição coordenar a coleta, compilação, análise e divulgação dos casos de intoxicação e envenenamento notificados no país. Os registros são realizados pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciats), localizados em vários estados brasileiros. As notificações são encaminhadas ao Sinitox, o qual analisa e divulga anualmente os dados.

Sistema de Informações Hospitalares do SUS

  • O SIH/SUS registra as internações hospitalares da rede pública (federal, estadual, municipal) e conveniada desde 1983, e sua cobertura representa cerca de 70% a 80% do total das internações no país e está disponível via internet (BRASIL, 2009; BRASIL, 2011).

Sistema de Informação sobre Mortalidade

  • O SIM possui abrangência nacional, um bom grau de confiabilidade e permite a formulação de indicadores sobre mortalidade geral e específica. Estima-se que em aproximadamente 10% do total das mortes ocorridas por acidentes e violências não seja possível conhecer detalhes do evento, entretanto, através do SIM, podem ser obtidas informações sobre os óbitos por causas externas mesmo que o intervalo entre o evento e a morte seja superior a um ano (MELLO; KOIZUMI, 2001).

Sistema de Vigilância de Acidentes e Violências

  • O Viva tem como objetivo coletar dados e gerar informações sobre violências e acidentes e servir como subsídio para a formulação de políticas em saúde, com intuito de prevenir estes eventos (BRASIL, 2001, 2009; FIOCRUZ, 2009; MELLO; KOIZUMI, 2001).