Conceito de violência

Clique nos itens abaixo e conheça a classificação das manifestações da violência:

Violência de gênero
Este tipo de violência se apresenta por meio de formas de opressão e crueldade nas relações entre homens e mulheres, sendo geralmente sofridas pelas mulheres. A violência de gênero se apresenta como forma de dominação e existe independentemente de classe social, faixa etária e raça/etnia. Sua maior expressão é o machismo, naturalizado na sociedade. Suas formas incluem assassinatos, estupros, violências físicas, sexuais, emocionais (psicológica e moral), prostituição forçada, entre outras (Gomes et al., 2005). Seus perpetradores são geralmente do sexo masculino, sendo na maioria das vezes os maridos, ex-companheiros, namorados etc.
Violência estrutural
Referem-se às mais diversas formas de manutenção das desigualdades sociais, culturais, de gênero, etárias e étnicas que produzem miséria, fome, submissão de pessoas. A discriminação se manifesta também na cultura de criminalização dos pobres.
A tortura, ato de violação dos direitos humanos, é uma violência extrema que ameaça a integridade física e mental de quem a sofre (NJAINE, 2013).
Violência institucional
Aquela que ocorre dentro de instituições, por meio de suas regras, normas e relações burocráticas e políticas, reproduzindo estruturas sociais injustas.
Serviços de saúde e de segurança pública (como as penitenciárias) são os principais exemplos de perpetradores deste tipo de violência (NJAINE, 2013).
Os acidentes são outras formas de violência que atingem a população brasileira. Apesar de serem entendidos como sem intencionalidade, os acidentes também causam lesões e podem levar à morte, e em sua maioria são eventos preveníveis. Veja mais sobre a classificação dos acidentes na página seguinte.