Fontes de informação sobre violência
Clique nos botões abaixo e conheça as principais fontes oficiais de informação para o estudo das violências e acidentes no Brasil:
Boletim de Ocorrência Policial
O BO é o instrumento utilizado nas Delegacias de Polícia. Apesar de não ser padronizado em nível nacional, possibilita acesso a informações sobre eventos mais graves que chegam ao conhecimento da polícia (BRASIL, 2001).
Boletim de Registro de Acidentes de Trânsito do DENATRAN
Este boletim fornece dados relativos aos acidentes ocorridos nas vias, utilizando documentos distintos que identificam veículos, condutores, passageiros, pedestres e condições das vias (BRASIL, 2001).
Comunicação de Acidentes do Trabalho
A CAT é o instrumento de notificação utilizado em nível nacional pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fins de concessão de benefícios.
Apesar de sua função inicial não ser o fornecimento de dados epidemiológicos, pode ser uma fonte de informação para o estudo da morbimortalidade ocupacional. Entretanto, deve-se lembrar que não é capaz de mostrar o perfil epidemiológico da população trabalhadora do país, pois exclui autônomos(as), empregados(as) domésticos(as), vinculados a outros sistemas previdenciários e pessoas sem carteira assinada (que correspondem a um grande percentual entre os(as) trabalhadores(as).
Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas
O Sinitox tem como atribuição coordenar a coleta, compilação, análise e divulgação dos casos de intoxicação e envenenamento notificados no país. Os registros são realizados pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciats), localizados em vários estados brasileiros. As notificações são encaminhadas ao Sinitox, o qual analisa e divulga anualmente os dados.
Sistema de Informações Hospitalares do SUS
O SIH/SUS registra as internações hospitalares da rede pública (federal, estadual, municipal) e conveniada desde 1983, e sua cobertura representa cerca de 70% a 80% do total das internações no país e está disponível via internet (BRASIL, 2009; BRASIL, 2011).
Sistema de Informação sobre Mortalidade
O SIM possui abrangência nacional, um bom grau de confiabilidade e permite a formulação de indicadores sobre mortalidade geral e específica. Estima-se que em aproximadamente 10% do total das mortes ocorridas por acidentes e violências não seja possível conhecer detalhes do evento, entretanto, através do SIM, podem ser obtidas informações sobre os óbitos por causas externas mesmo que o intervalo entre o evento e a morte seja superior a um ano (MELLO; KOIZUMI, 2001).
Sistema de Vigilância de Acidentes e Violências
O Viva tem como objetivo coletar dados e gerar informações sobre violências e acidentes e servir como subsídio para a formulação de políticas em saúde, com intuito de prevenir estes eventos (BRASIL, 2001, 2009; FIOCRUZ, 2009; MELLO; KOIZUMI, 2001).