-
NJAINE, K. (Org.). Impactos da violência na saúde. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2013.
Como discutimos anteriormente, os acidentes são formas de violência que atingem a população brasileira dentro do que classificamos como violência institucional. Clique nas imagens abaixo e conheça algumas formas de acidentes (BRASIL, 2005; NJAINE, 2013):
Acidentes de trânsito: estes acidentes são responsáveis por um grande número de internações e mortes, além de gerar custo para o SUS e sequelas físicas e emocionais. Em geral, são causados por problemas na via, no veículo ou erros humanos. Afetam em sua maioria motociclistas e pedestres.
Acidentes no domicílio: os envenenamentos (por produtos de limpeza, entre outros), as quedas (incidindo entre pessoas idosas e causada muitas vezes por condições inadequadas do domícilio, como piso escorregadio, entre outras), além dos afogamentos de crianças (em tanques ou baldes) e queimaduras são alguns exemplos.
Acidentes de trabalho: apesar de as fontes de informação sobre o tema mostrarem-se imprecisas, o que se observa atualmente é um grande número desses acidentes entre trabalhadores da construção civil e motociclistas.
Referências
NJAINE, K. (Org.). Impactos da violência na saúde. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2013.