Segurança viária e mobilidade urbana

Conforme apresentado na página anterior, o modelo de Dahlgren e Whitehead dispõe os DSS em diferentes camadas. Clique nos números abaixo e conheça os determinantes proximais, intermediários e os macrodeterminantes propostos neste modelo, segundo Sobral e Freitas (2010).

Os indivíduos, com suas características individuais de idade, sexo e fatores genéticos, que exercem influência sobre o seu potencial e suas condições de saúde, estão na base do modelo (determinantes proximais).

Em seguida, em uma camada subjacente, estão o comportamento e os estilos de vida individuais, situados no limiar entre os fatores individuais e os DSS.

Nas camadas seguintes, encontram-se as redes sociais e comunitárias e os fatores relacionados às condições de vida e de trabalho (determinantes intermediários), e a disponibilidade de alimentos e acesso a ambientes saudáveis e serviços essenciais, como saúde e educação, indicando que as pessoas em desvantagem social apresentam diferenciais de exposição e de vulnerabilidade aos riscos à saúde.

Por fim, o último nível apresenta aqueles que são considerados os macrodeterminantes, que possuem grande influência sobre as demais camadas e estão relacionados às condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade, incluindo também determinantes supranacionais, como o modo de produção e consumo de uma cidade, estado ou país e o processo de globalização.