Projeto Vida no Trânsito

Qualificação e integração dos dados (coleta, gestão e análise de dados)

Considerando que esses dados não são integrados, e que cada um isoladamente não fornece a totalidade de informações necessárias para o entendimento dos acidentes de trânsito, o PVT propõe a integração das diversas fontes de dados no município. Clique nos números para ler mais:

Com essa integração, é possível conhecer as características da vítima, do veículo envolvido no acidente, informações sobre o local do acidente (ambiente), além de hora e local do evento, contribuindo para qualidade das informações e subnotificação dos eventos.

O recorte proposto para as análises das informações no PVT inclui vítimas fatais e feridos graves.

Saiba o que é necessário para a realização das atividades de coleta, gestão e análise dos dados, segundo o Guia Vida no Trânsito. Clique nas setas e acompanhe:

Inicialmente, é instituída a Comissão de Análise de Dados, com a finalidade de construir e manter uma base de dados integrada sobre a segurança no trânsito (base de dados única com informação proveniente de todos os sistemas de informação locais). Sua composição envolve representantes de várias instituições.

Após o relacionamento dos dados, a equipe de gestão dos dados poderá montar um perfil sobre a ocorrência de cada acidente, com informações sobre a via, a vítima e o veículo.

Por fim, é realizada a análise dos fatores e condutas de risco que contribuíram para o acidente e das vítimas envolvidas. Com essa análise é possível elencar os principais fatores e os fatores secundários dos acidentes, além da definição de grupos de vítimas prioritários.