Projeto Vida no Trânsito
Em resposta a esse movimento internacional, no Brasil, foi criado o Projeto Vida no Trânsito (PVT) em 2010, com objetivo de promover intervenções efetivas de segurança no trânsito que apresentem redução das mortes e feridos graves. Clique nos números para saber mais sobre o projeto:
-
Trata-se de um programa de gestão intersetorial que subsidia gestores locais, no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio do planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.
-
O PVT foi inicialmente implantado em cinco capitais, cada uma representando uma das regiões do país (Palmas-TO, Teresina-PI, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Campo Grande-MS) e posteriormente foram expandidas para as demais capitais e estados, além dos municípios de Guarulhos-SP, Campinas-SP, São Gonçalo-RJ, São José dos Pinhais-PR e Foz do Iguaçu-PR.
-
A escolha destas capitais foi baseada em critérios como taxa de mortalidade por acidentes de trânsito, capacidade de intervenção em ações relacionadas ao trânsito, além de adesão do prefeito ao projeto (SILVA et al., 2013).
As intervenções do PVT são voltadas, prioritariamente, para os fatores de risco “álcool e direção” e “velocidade excessiva”, e outros fatores definidos localmente.
As intervenções consideram também os grupos de risco específicos, como motociclistas e pedestres.