Antecedentes internacionais sobre segurança no trânsito

Relatório Mundial sobre Prevenção de Lesões Causadas pelo Trânsito

Redigido pela OMS em parceria com o Banco Mundial, em 2004, o Relatório Mundial sobre Prevenção de Lesões causadas pelo Trânsito tem como objetivo:

Apresentar uma síntese da situação do cenário global de mortalidade e lesões no trânsito e sua magnitude, favorecendo a compreensão ampla e coletiva da problemática mundial, regional e local por parte de governos e sociedade, possibilitando respostas satisfatórias a partir de um grande esforço de enfrentamento do problema (WHO, 2004).

Esse relatório traz uma mudança no paradigma da segurança no trânsito. Clique nos números para entender acerca dessa mudança:

O relatório traz a premissa de que as lesões causadas pelo trânsito são um problema resultante da interação da ação humana, com o ambiente e o veículo e que podem ser previstas e prevenidas por meio de intervenções eficazes de segurança no trânsito.

Essas intervenções eficazes de segurança no trânsito devem ser compreendidas como uma responsabilidade multissetorial e de saúde pública - todos os setores, incluindo o da saúde, precisam estar totalmente engajados na responsabilidade e na defesa da prevenção de lesões causadas no trânsito.