Projeto Vida no Trânsito

Qualificação e integração dos dados (coleta, gestão e análise de dados)

Clique nos itens e conheça as principais características das fontes de dados a seguir:

SAMU
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- Serviço pré-hospitalar, que visa chegar o mais precocemente possível à vítima após a ocorrência da situação de urgência ou emergência, e conectar essas vítimas aos recursos que elas necessitam, com a maior brevidade. As situações de urgência ou emergência podem ser de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras (BRASIL, 2001).
BO
Boletim de ocorrência policial- O BO é o instrumento utilizado nas delegacias de polícia. Apesar de não ser padronizado em nível nacional, possibilita acesso a informações sobre eventos mais graves que chegam ao conhecimento da polícia (BRASIL, 2001).
SIH/SUS
Sistema de Informações Hospitalares do SUS- Registra as internações hospitalares da rede pública (federal, estadual, municipal) e conveniada, por meio da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), desde 1983. Sua cobertura representa cerca de 70% a 80% do total das internações no país e está disponível via internet (BRASIL, 2009; BRASIL, 2012). Permite o conhecimento das internações que tiveram como causa principal um acidente ou violência, sua magnitude e custo para o SUS.
SIM/SUS
Sistema de Informação sobre Mortalidade- Possui abrangência nacional, um bom grau de confiabilidade, e permite a formulação de indicadores sobre mortalidade geral e específica. Por meio do SIM, podem ser obtidas informações sobre os óbitos por causas externas mesmo que o intervalo entre o evento e a morte seja superior a um ano (JORGE, 2001).