
Limpeza do equipamento para conservação de vacinas na sala de vacinação
A caixa térmica é produzida com material isotérmico do tipo poliuretano ou poliestireno expandido (isopor) e é utilizada nas seguintes situações (BAHIA, 2011; BRASIL, 2013, 2014a, 2014b):
Na sala de vacina para conservar os imunobiológicos previstos para o dia de trabalho.
Nas atividades de vacinação extramuros em campanhas, intensificações e bloqueios.
Por ocasião da limpeza da câmara refrigerada quando não está disponível o segundo equipamento.
Nas situações de emergência, como em razão de corte de energia elétrica quando da alteração da faixa de temperatura ideal para armazenamento dos imunobiológicos.
No transporte de imunobiológicos de uma instância da rede de frio para outra, ou para remanejamento entre um serviço e outro.
Clique aqui para ver como é uma caixa térmica interna e externamente.
Caixa térmica
Referências
BAHIA (Estado). Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Manual de procedimento para vacinação. Salvador: DIVEP, 2011. 573p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: http://www.suvisa.ba.gov.br/... Acesso em: 11 maio 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de rede de frio. 4. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013. 144 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/... Acesso em: 24 maio 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014a. 176 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/... Acesso em: 21 maio 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Curso de atualização para o trabalhador da sala de vacinação: manual do aluno. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014b. 117 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/... Acesso em: 21 maio 2017.