Estratégias para cobertura do público-alvo
Campanhas de vacinação e Vacinação de bloqueio
Clique nos botões cinzas para conhecer as características da campanha de vacinação e da vacinação de bloqueio:
A campanha de vacinação é uma ação pontual com fim determinado e específico. De forma geral, tem abrangência limitada no tempo e visa, sobretudo, à vacinação em massa de uma população, com uma ou mais vacinas.
A intensa mobilização da comunidade, principalmente por meio dos veículos de comunicação, e, também, com o aumento do número de postos, faz com que a população fique mais próxima da vacina, onde são alcançados maiores contingentes populacionais com a obtenção de coberturas ideais.
A vacinação de bloqueio é prevista pelo sistema de vigilância epidemiológica, sendo executada em razão da ocorrência de um ou mais casos de doença prevenível pela vacinação, quando esse fato provoca uma alteração não esperada no comportamento epidemiológico da doença.
Tem por finalidade, portanto, interromper a transmissão da doença no menor espaço de tempo possível, pela eliminação dos suscetíveis (BAHIA, 2011; BRASIL, 2014).
Determinados grupos de pessoas exigem vacinas diferenciadas ou até um calendário de vacinação próprio. Nas páginas seguintes você conhecerá a estratégia de Vacinação de Grupos Específicos, colocada em prática nestes casos.