Estratégias para cobertura do público-alvo

Atividades extramuros (fora da unidade de saúde)

As atividades extramuros são adotadas em função de uma necessidade operacional ou epidemiológica que exige colocar a vacinação mais acessível e mais próxima da população. Clique nos botões abaixo para saber um pouco mais sobre ela:

Características
População alvo
Organização

Baseiam-se, geralmente, na organização de equipes que vão trabalhar fixadas em local específico, ou seguindo determinado itinerário (equipes móveis), cobrindo, por exemplo, núcleos de populações remotas (aldeias, assentamentos etc.), instituições ou mesmo visitando domicílios.

Pode ser usada para a vacinação indiscriminada ou de grupos específicos, para a busca de faltosos ou não vacinados ou para vacinar populações que provavelmente não procurarão a unidade de saúde, como a população de rua.

Na organização das atividades extramuros, a quantidade do material deve ser suficiente para atender a população estimada a vacinar. Considerar os modos de vida, hábitos e costumes da população ao decidir o período mais adequado para a vacinação.

O cronograma de deslocamento deve incluir o retorno à área para completar esquemas (no caso das vacinas multidoses), considerando o intervalo entre as doses. O registro nos formulários apropriados deve estar garantido, segundo tipo de vacina, dose e idade, bem como o preenchimento do comprovante de vacinação para todas as pessoas vacinadas.