Vacinação: uma atividade da equipe de Atenção Básica de Saúde

Na sala de vacinação, as atividades devem ser desenvolvidas por uma equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

Essa equipe deve ser composta pelo técnico de enfermagem, sendo ideal a presença de dois vacinadores para cada turno de trabalho, contando com a participação de um enfermeiro, responsável pela supervisão ou pelo monitoramento do trabalho desenvolvido na sala de vacinação e pelo processo de educação permanente da equipe.

Para tal supervisão é exigido ao enfermeiro a Responsabilidade Técnica (RT) pelo serviço, o que está estabelecido na Resolução nº 302 de 2005 do Conselho Federal de Enfermagem (COREN, 2005).

O tamanho da equipe depende do porte do serviço de saúde, bem como do tamanho da população do território sob sua responsabilidade. Tal dimensionamento também pode ser definido com base na previsão de que um vacinador pode administrar com segurança cerca de 30 doses de vacinas injetáveis ou 90 doses de vacinas administradas pela via oral por hora de trabalho (BRASIL, 2014; BAHIA, 2011).