Estratégias para cobertura do público-alvo

Atividades extramuros (fora da unidade de saúde)

A vacinação extramuros pode acontecer de diversas maneiras. Clique nas imagens abaixo e conheça as mais comuns (BAHIA, 2011; BRASIL, 2014):

Montagem de postos fixos temporários: os postos fixos que funcionam por tempo limitado, devem ser instalados em locais de referência para a população, como shoppings, estações de metrô, rodoviárias, estações ferroviárias, escolas, clubes, creches e outros. Deve haver uma avaliação prévia do local pelo profissional responsável pela imunização no município para que se garanta uma estrutura física mínima para a realização do trabalho com segurança (ex.: pia, ventilação, iluminação etc.).

Equipes móveis: a atuação de equipes móveis tem como base um roteiro previamente estabelecido, sendo uma alternativa para vacinar pequenas comunidades e para áreas remotas de população dispersa ou de difícil acesso.

Vacinação casa a casa: a equipe vai à casa das pessoas. Visita todos os domicílios de uma rua, quarteirão ou bairro. A vacinação casa a casa é uma ação desenvolvida por equipes móveis, sendo adotada especialmente em surtos localizados, por exemplo. O alcance de toda a população-alvo é garantido com a obtenção de altas coberturas, mas necessita de mais recursos humanos e materiais.

Na página seguinte você aprenderá um pouco mais sobre as campanhas de vacinação e vacinação de bloqueio, outras estratégias importantes no trabalho de imunização.