Vacinação: uma atividade da equipe de Atenção Básica de Saúde

A equipe de vacinação participa também da compreensão da situação epidemiológica da área de abrangência na qual o serviço de vacinação está inserido, para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática, quando necessário (BRASIL, 2014; BAHIA, 2011).

As equipes de saúde da Atenção Básica devem se organizar para acompanhar a cobertura vacinal das crianças da sua área, realizar o controle e busca ativa dos faltosos pelo acompanhamento dos relatórios oferecidos pelo SIPNI (relatório de faltosos e agendamento) ou pelo arquivo de vacinação com a segunda via do cartão.

A vacinação é uma ação integrada e rotineira nos serviços de saúde, pertencendo ao nível primário de atenção, sendo de baixa complexidade e de grande impacto nas condições gerais da saúde da população.

A unidade de saúde deve garantir o funcionamento contínuo da sala de vacinação, sem restrição de horários, para não se perder a oportunidade de vacinar toda a população (SATO, BRICKS, CONTIM, 2010).