Organização e funcionamento da sala de vacina

Limpeza do equipamento para conservação de vacinas na sala de vacinação

A limpeza do equipamento deve ser realizada a cada 15 dias. Recomenda-se não fazer a limpeza no fim da tarde, às sextas-feiras ou antes de feriados prolongados, pois após religá-lo é preciso monitorar a temperatura até que esta chegue na indicada. Clique nos números abaixo para saber mais sobre o procedimento:

Para fazer a limpeza, transferir os produtos para caixas térmicas, com bobinas reutilizáveis e o termômetro de cabo extensor. Antes, esperar o tempo necessário (mais ou menos 30 minutos) até que o ambiente interno da caixa esteja entre +2ºC e +8ºC (ideal: set point +5ºC). Após colocar os produtos, vedar a caixa com fita adesiva larga (BAHIA, 2013; BRASIL, 2014a, 2014b, 2017).

Antes de começar a limpeza, registrar no formulário de controle de temperatura o horário de desligamento. Desconectar a tomada e abrir as portas do equipamento. Limpar as áreas externa e interna do equipamento, conforme orientações previstas no Manual do Usuário. Não jogar água no interior do equipamento. Enxugar tudo com pano limpo e seco.

Religar a câmara refrigerada e fazer os ajustes e organização apropriados. Manter as portas fechadas por, no mínimo, uma a duas horas, ou até que a temperatura interna se encontre entre +2°C e +8°C (ideal: set point +5°C), recolocar os produtos nos lugares indicados.

Na próxima página conheceremos mais sobre a caixa térmica e suas características.