Recomendações nutricionais na lesão renal aguda (LRA)
O suporte nutricional no paciente com LRA deve ser o mesmo que outros pacientes em situações de catabolismo, com o objetivo de atingir as necessidades de energia, proteínas e micronutrientes a fim de prevenir a desnutrição energético-proteica, preservar a massa muscular, melhorar a cicatrização, melhorar a função imunológica e reduzir a taxa de mortalidade (CANO et al., 2009).
Energia e proteínas
A LRA por si só não acarreta aumento do gasto energético, sendo que a oferta recomendada não deve exceder 130% do gasto energético basal. Clique nas setas abaixo para saber mais:
-
Para determinação das necessidades energéticas, deve ser aplicada a calorimetria indireta. Na impossibilidade de utilizar essa ferramenta, recomenda-se a oferta calórica de 25 a 30 kcal/kg/dia (FIACCADORI et al., 2011).
-
Ofertas superiores parecem não apresentar vantagem quando analisados seus efeitos sobre o balanço nitrogenado e complicações metabólicas (BERBEL et al., 2011).
-
A recomendação de proteína para o paciente com LRA também depende da doença de base, do grau de catabolismo e do uso de terapia de reposição renal. As recomendações podem variar de 1,4 a 1,8 g/kg (FIACCADORI et al., 2011).