Recomendações nutricionais em hemodiálise

Proteínas

Em virtude da considerável perda de aminoácidos e peptídeos que ocorre durante o procedimento dialítico, é consenso que a necessidade proteica desses pacientes é superior à de indivíduos saudáveis (FOUQUE et al., 2007; MARTINS et al., 2011).

Assim, a recomendação de ingestão proteica para pacientes clinicamente estáveis em HD varia de 1,1 a 1,2 g/kg de peso ideal ou ajustado/dia, de acordo com as diretrizes americana e europeia (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2000; FOUQUE et al., 2007).

É importante observar também a relação do consumo proteína/fósforo na dieta dos pacientes em hemodiálise. Clique nos botões abaixo para continuar lendo.

Em relação à qualidade, recomenda-se observar a relação fósforo/proteína e que pelo menos 50% do consumo proteico total seja de alto valor biológico, devido ao melhor perfil de aminoácidos (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2000).

Dessa forma, alimentos e preparações à base de carnes, laticínios e soja, preferencialmente aqueles com menor relação fósforo/proteína devem ser consumidos. A prescrição de suplementos alimentares nutricionalmente completos ou de módulos de proteínas também pode ser necessária.