Acesse mais informações sobre os Sistemas de Informação do SUS no link: http://datasus.saude.gov.br/sistemas-e-aplicativos.
O Sistema de Informações em Saúde (SIS) é parte integrante do sistema de saúde:
Deve possibilitar o registro, a compilação e a difusão dos dados em saúde (BRASIL, 2009).
Deve prover o suporte necessário para que o planejamento, as decisões e as ações dos gestores - em quaisquer níveis decisórios (municipal, estadual ou federal) - não se baseiem em dados subjetivos, conhecimentos ultrapassados ou suposições (BRASIL, 2005).
O Ministério da Saúde conta com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) que congrega nove sistemas de informação em saúde do SUS. Cada um desses sistemas possui subsistemas, que contemplam dados específicos. Para conhecer alguns dos sistemas e subsistemas, clique aqui.
Saiba mais
Acesse mais informações sobre os Sistemas de Informação do SUS no link: http://datasus.saude.gov.br/sistemas-e-aplicativos.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005. 816 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Guia_Vig_Epid_novo2.pdf. Acesso em: 31 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. A experiência brasileira em sistemas de informação em saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. 148 p. v. 2: Falando sobre os sistemas de informação em saúde no Brasil. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Sistemas e aplicativos. 2015. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2015.