O papel da restrição de proteína na dieta objetivando retardar a progressão da DRC é controverso. Sugere-se uma redução da ingestão proteica para 0,8 mg/kg/dia para adultos com diabetes (2C) ou sem diabetes (2B) e TFG < 30 ml/min/ 1,73m².
Hiperuricemia é um achado comum em pacientes com DRC, com relatos de aumento do risco cardiovascular e da progressão da DRC, que, entretanto, ainda necessitam de confirmação.
Não existem evidências suficientes para dar suporte ou refutar o uso de agentes redutores dos níveis séricos de ácido úrico em indivíduos com DRC, nem mesmo em hiperuricemia sintomática ou assintomática, com o objetivo de retardar a progressão da DRC (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2013).
Feedback
Atenção
Vale destacar que os medicamentos inibidores da ECA e os BRA, além de serem anti-hipertensivos, têm ação antiproteinúria, por isso são preferidos em DRC com proteinúria. Entretanto, o seu uso pode não ser possível devido a alguns efeitos colaterais dessas medicações, como a hipercalemia, por exemplo (KIRSZTAJN, 2010).
Referências
KIRSZTAJN, Mastroianni Gianni. Glomerulopatias: manual prático. São Paulo: Balieiro, 2010.
NATIONAL KIDNEY FOUNDATION. KDIGO 2012 Clinical Practice Guideline for the Evaluation and Management of Chronic Kidney Disease. Kidney International Supplements, v. 3, p. 1-150, 2013. Disponível em: http://www.kdigo.org. Acesso em: 28 jul. 2014.