Modificar o estilo de vida sempre que se mostre inadequado
De um modo geral, incentiva-se alcançar e manter um peso saudável, e isso contribui para a melhora dos níveis pressóricos e melhora da evolução da DRC no longo prazo. Clique nas abas para entender um pouco mais sobre a conduta em relação ao peso:
Para indivíduos nos estágios 1 e 2 da DRC, isso parece claro, mas essa conduta deve ser vista com cautela nas fases mais avançadas da doença, quando a desnutrição pode associar-se a uma pior evolução (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2012).
Recomenda-se que indivíduos com DRC sejam encorajados a realizar atividades físicas compatíveis com a sua saúde cardiovascular e tolerância, atingindo um peso saudável (IMC de 20 a 25 kg/m², de acordo com dados demográficos específicos do país), e parar de fumar (1D).
Atividade física deve ser realizada por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana, de acordo com a tolerância individual e condições cardiovasculares.
Feedback
Atenção
Produtos embutidos e enlatados podem conter muito sal. Por isso, é importante checar a quantidade de sal (cloreto de sódio).
Situação 2
Se adultos com DRC, diabéticos e não diabéticos com albuminúria ≥ 30 mg/24h (ou equivalente) e PAS ≥ 130 mmHg ou PAD ≥ 90 mmHg:
Utilizar medicações anti-hipertensivas para manter PAS ≤ 130 mmHg e PAD ≤ 80 mmHg (2D).
Atenção
É importante sempre questionar sobre episódios de vertigem e hipotensão postural quando em uso de medicamentos hipotensores no tratamento de HAS em pacientes com DRC e individualizar o tratamento da HAS em pacientes idosos portadores de DRC, avaliando presença de comorbidades, outro tratamento, assim como o aparecimento de efeitos colaterais relacionados ao tratamento, como alterações hidroeletrolíticas, piora abrupta da função renal, hipotensão postural e efeitos colaterais dos medicamentos.
Referências
NATIONAL HIGH BLOOD PRESSURE EDUCATION. Program the seventh report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of high blood pressure. Bethesda, MD, 2004. Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/../jnc7full.pdf. Acesso em: 28 jul. 2014.