Intervenções em pacientes hipertensos

Sal, diuréticos e anti-hipertensivos

Quando se trata hipertensão arterial, é preciso dar uma atenção especial à alimentação do indivíduo e orientá-lo veementemente quanto a isso. Clique nas setas abaixo para saber o que os profissionais dizem a respeito:

  • A restrição concomitante na ingestão de sal e o uso de diuréticos de alça são frequentemente necessários para controle da pressão arterial. Uma dieta rica em sódio prejudica o efeito de medicações anti-hipertensivas e efeitos antiproteinúricos de inibidores da ECA e de BRA.

  • Betabloqueadores e bloqueadores de canais de cálcio são também frequentemente necessários para controle da hipertensão em pacientes com DRC avançada, quando já se está usando inibidores da ECA ou BRA.

  • Sabe-se que reduzir a ingestão de sal baixa a pressão arterial na população geral e que nos pacientes com DRC e TFG reduzida, a retenção de sal associa-se com aumento na pressão, reforçando a importância desta medida (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2012).

  • Deve-se reduzir a ingestão de sal (para menos de 2 g de sódio ao dia ou 5 g de cloreto de sódio ao dia), desde que não haja contraindicação para tal (1C) (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2012).

Clique na imagem para ter uma ideia da quantidade de sal que é recomendada diariamente: