Clique nos botões para saber o que acontece com pacientes com diabetes tipo I e tipo II caso não haja intervenções específicas:
Oitenta por cento dos pacientes portadores de diabetes l com microalbuminúria evoluirão para nefropatia clínica e hipertensão arterial sistêmica e 50% destes, num prazo de dez anos, apresentarão doença renal terminal.
Em relação ao diabetes ll, a nefropatia clínica se desenvolverá em 20% a 40% dos casos, sendo que 20% destes também apresentarão doença renal crônica terminal (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2013).
O Diabetes mellitus é a principal causa de DRC no mundo, fator de risco independente para doença cardiovascular, com índices de mortalidade que duplicam em pacientes com relação albumina/creatinina ≥ 30 mg/g, o que torna importante um tratamento adequado com o objetivo de prevenir a lesão microvascular.
Recomenda-se como alvo hemoglobina A1c (HbA1c) de aproximadamente 7,0% para prevenir ou retardar a progressão das complicações microvasculares do diabetes, incluindo a nefropatia diabética (1A).
Feedback
Observação
Ainda existem controvérsias quanto à intensidade do controle glicêmico a ser instituído, com grandes estudos mostrando diferentes resultados, a favor e contra o controle mais rigoroso da glicemia (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2013).
Situação 2
Se adultos com DRC, diabéticos e não diabéticos com albuminúria ≥ 30 mg/24h (ou equivalente) e PAS ≥ 130 mmHg ou PAD ≥ 90 mmHg:
Utilizar medicações anti-hipertensivas para manter PAS ≤ 130 mmHg e PAD ≤ 80 mmHg (2D).
Atenção
É importante sempre questionar sobre episódios de vertigem e hipotensão postural quando em uso de medicamentos hipotensores no tratamento de HAS em pacientes com DRC e individualizar o tratamento da HAS em pacientes idosos portadores de DRC, avaliando presença de comorbidades, outro tratamento, assim como o aparecimento de efeitos colaterais relacionados ao tratamento, como alterações hidroeletrolíticas, piora abrupta da função renal, hipotensão postural e efeitos colaterais dos medicamentos.
Referências
NATIONAL HIGH BLOOD PRESSURE EDUCATION. Program the seventh report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of high blood pressure. Bethesda, MD, 2004. Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/../jnc7full.pdf. Acesso em: 28 jul. 2014.