Introdução

A DRC em crianças determina consequências devastadoras para o crescimento, desenvolvimento e adaptação social dos indivíduos acometidos. Clique nos números abaixo e saiba mais sobre:

Possui altas taxas de morbidade e mortalidade em qualquer um dos seus estágios, principalmente nos estágios mais avançados, classificados de acordo com o KDOQI notadamente por eventos cardiovasculares (HOGG et al., 2013).

Em adição, o cuidado aos pacientes com DRC implica em custos elevados para o sistema de saúde pela complexidade dos recursos terapêuticos necessários.

Em crianças e adolescentes as dificuldades são ainda maiores, dadas as peculiaridades de cada faixa etária, fazendo com que o tratamento desses pacientes seja quase que individualizado e, consequentemente, mais complexo e mais dispendioso.

Entretanto, em nosso meio há retardo no diagnóstico da DRC e essas estratégias não são utilizadas a tempo de propiciar seus maiores benefícios.

Como consequência é frequente a ocorrência de casos que chegam ao sistema de saúde já em estágio final, a chamada DRC terminal (DRCT), em situação de emergência e, assim o planejamento e a execução do tratamento são comprometidos, aumentando a morbimortalidade e também o custo.