Introdução

Segundo definição da ANVISA, medicamentos são produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico e são importantes ferramentas para as ações de saúde (BRASIL, 1973). Algumas vezes culminam em única estratégia terapêutica para a melhora do quadro clínico de um determinado paciente.

O ciclo da Assistência Farmacêutica compreende a seleção, a programação, a aquisição, o armazenamento, a distribuição e a utilização dos medicamentos (incluindo, nesse caso, a prescrição e a dispensação) (SANTOS; SOARES; PUPO, 2015). Clique na imagem para ampliá-la.

A Assistência Farmacêutica envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva de obtenção de resultados concretos e de melhoria da qualidade de vida da população (BRASIL, 2011).