Manejo das infecções em geral

Risco e tipo de infecção

A DRC está associada com complicações infecciosas relevantes, que ocorrem três a quatro vezes mais frequentemente que na população geral.

A infecção é uma causa importante de morbidade e mortalidade entre pacientes com insuficiência renal e é a segunda causa de morte, seguindo-se à doença cardiovascular.

Assim, a DRC pode ser um multiplicador de risco para mortalidade por doença infecciosa aguda, da mesma forma que em doença cardiovascular (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2013). A DRC está associada com alterações nos mecanismos de defesa primária do hospedeiro e aumenta o risco de infecções bacterianas.

Em indivíduos com DRC em estágio 5 está alterada a função dos leucócitos polimorfonucleares, linfócitos e monócitos, resultando em resposta deficiente do hospedeiro às infecções. Mas, essa situação não foi ainda adequadamente avaliada em outros estágios da DRC (TAAL; BRENNER; RECTOR, 2013).

De fato, quando se refere à DRC estágio terminal, já está claro que a DRC constitui-se em forte fator de risco para complicações infecciosas. Clique aqui para saber mais sobre o risco de infecção em pessoas com DRC.