Para saber mais sobre o calendário especial de vacinação acesse: DIRETRIZ http://www.sbim.org.br/wp-content/uploads/...
Embora a resposta à vacinação seja menos efetiva, existem dados sugestivos de que há benefício em fazer-se imunização para indivíduos com DRC, da mesma forma que na população geral (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2013). Algumas recomendações específicas em relação vacinação em DRC podem ser observadas clicando na dosagem da seringa.
Vacinação contra gripe: Recomenda-se que se ofereça aos pacientes adultos com DRC que estão sob risco de infecção a vacinação anual contra gripe (influenza), a menos que contraindicado.
Vacinação antipneumocócica: Recomenda-se que todos os adultos com TFG < 30 ml/min/1,73 m2 (estágios 4 e 5) e aqueles sob risco elevado de infecção pneumocócica sejam vacinados com a vacina antipneumocócica polivalente, a menos que contraindicado (1B). Todos os pacientes adultos com DRC que receberam vacina antipneumocócica devem ser orientados a fazer a nova vacinação em cinco anos (1B). São exemplos de situações de alto risco para infecção pneumocócica: síndrome nefrótica, diabetes e imunossupressão vigente (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2013).
Vacinação contra hepatite B: Recomenda-se que todos os adultos em risco de progressão da DRC com TFG < 30 ml/min/1,73 m2 (estágios 4 e 5) sejam submetidos a imunização contra hepatite B e a resposta seja confirmada por teste sorológico apropriado.
Cuidado especial em relação a vacinas com vírus vivo: Em se tratando de vacinas com vírus vivo, deve-se avaliar o estado imune do paciente e consultar as recomendações de órgãos oficiais ou governamentais sobre o assunto.
Vacinação de crianças com DRC: É importante lembrar que existem diretrizes específicas para a vacinação de crianças com DRC (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2013).
Saiba mais
Para saber mais sobre o calendário especial de vacinação acesse: DIRETRIZ http://www.sbim.org.br/wp-content/uploads/...
Referências
NATIONAL KIDNEY FOUNDATION. KDIGO 2012 Clinical practice guideline for the evaluation and management of chronic kidney disease. Kidney Int, v. 3, supl. 1, p. 1-50, jan. 2013. Disponível em: http://www.kdigo.org/clinical_... Acesso em: 24 jul. 2014.