Condições clínicas que se associam com a DRC

Diabetes e a doença renal crônica

A DRD que acontece nos pacientes com diabetes do tipo 1 geralmente se inicia após dez anos de evolução do diabetes. A primeira manifestação do comprometimento renal no diabetes é a perda de albumina na urina (que denominamos albuminúria) em quantidades acima dos limites da normalidade (maior que 30 mg albumina/grama de creatinina) (BAKRIS, 2011; NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2012). Clique nos botões abaixo.

DRC - Diabetes do tipo 1
DRC - Diabetes do tipo 2

Os rins filtram o sangue em quantidade acima do normal (hiperfiltração) quando há comprometimento renal no diabetes. Se não reconhecida precocemente, a DRD cursa com diminuição gradual da capacidade de filtração do sangue pelo rim e, na maioria absoluta dos casos, aumento da perda de albumina na urina, até o estágio mais avançado da doença (denominado estágio 5), quando então haverá a necessidade de tratamento com diálise ou transplante renal.

A identificação da DRD no diabetes tipo 2 é um pouco mais difícil, pois nem sempre conseguimos determinar o momento exato do início do diabetes. Como mencionado anteriormente, o diabetes tipo 2 é uma doença que acomete os indivíduos mais tarde na vida, geralmente aqueles com sobrepeso ou obesos, embora também possa ocorrer secundariamente à lesão do pâncreas por substâncias tóxicas, como álcool (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2002; VASSALOTTI et al., 2010; HUNDERT; SINGH, 2014).