Políticas públicas de controle ocupacional têm diminuído em muito a chance de desenvolvimento da nefropatia pelo chumbo através da retirada do chumbo da fabricação de tintas, gasolina e outros produtos.
Exposição a material tóxico ao rim e ambientes hostis
A exposição crônica a metais pesados pode afetar o funcionamento de vários órgão, inclusive os rins. Um exemplo é a exposição à grande quantidade de chumbo que pode causar uma doença conhecida como “nefropatia pelo chumbo”. Clique no infográfico abaixo e veja alterações que o chumbo pode provocar no corpo humano.
Conheça outras questões relacionadas à DRC, clicando nos botões abaixo:
Políticas públicas de controle ocupacional
Políticas públicas de controle ocupacional têm diminuído em muito a chance de desenvolvimento da nefropatia pelo chumbo através da retirada do chumbo da fabricação de tintas, gasolina e outros produtos.
Monitorização da função renal
É importante ficar atento e monitorar a função renal nos indivíduos expostos cronicamente a pequenas quantidades de chumbo, ainda comum no Brasil, particularmente aqueles que já desenvolveram ou apresentam risco aumentado para DRC, como os hipertensos e os diabéticos (SABATH; ROBLES-OSORIO, 2012).
Epidemia de DRC
Estudos recentes têm chamado a atenção para uma epidemia aparente de DRC ao longo da costa do Oceano Pacífico na América Central.
Características da região
Nesta região, a DRC é a principal causa de óbito e acomete mais homens do que mulheres, que residem em comunidades agrícolas rurais, onde desenvolvem trabalho braçal na cultura canavieira, em região de baixa altitude, quente e úmida.
Características da patologia
A DRC nestes indivíduos acomete principalmente a região dos túbulos e interstício renal e clinicamente não apresenta perda de albumina ou sangue na urina, o que torna o seu diagnóstico mais difícil.
Observação
Até o momento, não existe relato desta doença renal no Brasil, mas a existência de regiões brasileiras com ambientes de trabalho semelhantes ao descrito na América Central, tanto no Nordeste como no interior de São Paulo, alerta para a necessidade de rastreio da DRC nos trabalhadores da cultura canavieira (WEINER, 2013).
Referências
WEINER, Daniel E. et al. The Central American Epidemic of CKD. Clin J Am Soc Nephrol, v. 8, p. 504-511, 2013.
SABATH, E.; ROBLES-OSORIO, M.L. Renal health and the environment: heavy metal nephrotoxicity. Nefrologia, v. 32, n. 3, p. 279-86, mayo. 2012.