Introdução

De acordo com Adami e Yoshitome (2003), na área da saúde, os conceitos nascidos na indústria começaram a ser praticados no século XX em decorrência de fatores como (clique nos números):

  • Incremento das demandas por cuidados de saúde e custos crescentes para manutenção dos serviços de saúde e limitados recursos disponíveis.

  • Evidências de variação na prática clínica e usuários mais exigentes com a qualidade dos serviços prestados.

  • Pressão tanto dos profissionais de saúde por condições adequadas de trabalho como dos governos que financiam os sistemas de saúde em diversos países (TOUSSAINT; GERARD, 2012).

    Na década de 60, estudos sobre esse assunto começaram a se dar sistematicamente. Clique nas setas abaixo para saber mais:

    • Segundo Nishio e Franco (2011), na década de 1960, Avedis Donabedian foi o pioneiro no setor da saúde, sendo o primeiro autor que se dedicou de maneira sistemática a estudar a qualidade em serviços de saúde.

    • Este autor organizou as referências sobre qualidade em saúde a partir da noção de indicadores de estrutura, processo e resultado, e também criou os pilares da qualidade na saúde: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

    • Mais tarde, adaptados pelo Instituto de Medicina (IOM) nos seguintes princípios: assistência com foco no paciente, assistência no tempo adequado, eficiência, equidade, efetividade e segurança do paciente.