CARPINETTI, L. C. R. Gestão de qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CARPINETTI, L.C.R.; MIGUEL, P.A.C.; GEROLAMO, M.C. Gestão da qualidade. ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Segundo Carpinetti (2010), a gestão da qualidade evoluiu ao longo do século XX, dividindo-se em quatro etapas (clique nas abas para saber quais são):
A inspeção do produto, visando garantir que os objetos fabricados atendam aos requisitos especificados.
O controle do processo, através de dados estatísticos de medições, monitoravam as variações que os processos apresentavam.
A implantação de um sistema de garantia da qualidade para verificações dos produtos, assegurando que eles atendam ao resultado final.
A gestão da qualidade total, com o envolvimento e comprometimento de todos os funcionários, desde o nível tático ao operacional.
A gestão da qualidade pode ser entendida como uma estratégia competitiva cujo objetivo principal se divide em duas partes: conquistar mercado e reduzir desperdícios com redução de custos.
Por que gerenciar a qualidade se tornou tão importante?
Porque, para conquistar mercados, é preciso atender aos requisitos dos clientes. Clientes satisfeitos representam faturamento, boa reputação, resultados para empresa, empregos e remuneração para os funcionários (CARPINETTI; MIGUEL; GEROLAMO, 2011).
Referências
CARPINETTI, L. C. R. Gestão de qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CARPINETTI, L.C.R.; MIGUEL, P.A.C.; GEROLAMO, M.C. Gestão da qualidade. ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.