Acompanhe abaixo um exemplo de passos para a construção de um fluxograma (clique nos botões):
Durante a visita domiciliar, o paciente comunica ao agente comunitário de saúde (ACS) que está apresentando alguns sintomas;
O ACS dirige-se à unidade básica de saúde (UBS) e marca uma avaliação com a equipe multiprofissional para o paciente;
O ACS retorna ao domicílio do paciente e entrega o comprovante de agendamento com data e hora;
O paciente dirige-se à UBS na data e horário definidos, onde é acolhido pela equipe multiprofissional e, após avaliação inicial com enfermeiro e assistente social, é encaminhado para marcar a consulta com o médico;
Na data e hora definidos, o paciente dirige-se à UBS onde é acolhido pelo médico. O médico consulta o paciente, solicita exames e agendamento de retorno;
Após a consulta, o paciente marca os exames e, já com os resultados, dirige-se à UBS para marcar consulta de retorno.
Uma vez definido esse fluxo, cabe uma análise da equipe para saber se todos os passos são necessários, se há possibilidade de melhorá-lo, se o paciente não está sendo prejudicado (tempo), e caso seja detectada essa possibilidade, a equipe poderá optar por simplificar esse processo, desde que não afete a segurança dos resultados.
Pensando em seu local de trabalho, crie com sua equipe um fluxograma de atendimento ao paciente e faça uma análise sobre quais pontos funcionam bem e quais pontos necessitam de melhorias.