Organização de fluxos
Para a gestão da assistência, além de considerar os requisitos do cliente, faz-se necessário observarmos alguns aspectos que podem ajudar na condução de problemas que comumente estão relacionados à falta de organização de fluxos, falta de controle de processos, registros e/ou falta de geração e acompanhamento de indicadores que poderão nortear a melhoria do serviço prestado.
Independentemente do nível de atenção em que o paciente renal crônico esteja sendo atendido, é importante que a equipe avalie se o atendimento tem apresentado um fluxo que ofereça ao paciente e à equipe os melhores resultados possíveis.
Nesse aspecto, vale perguntar: Você sabe a diferença entre eficácia e eficiência? Acompanhe clicando nas setas:
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Utilizaremos como exemplo um jogo de futebol: o objetivo da partida é ganhar. Então um time é tão mais eficaz quanto mais gols fizer. O aproveitamento dos recursos disponíveis para conseguir o objetivo (menos fadiga, menos lesões, etc.) chamamos de eficiência.
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Os serviços de saúde, por sua vez, podem estar atingindo seus objetivos (isto é, sendo eficazes) sem, no entanto, economizar tempo, energia e recursos (e, com isso, evitando o desperdício e agregando valor aos serviços, o que caracterizaria a eficiência).