Controle de documentos

O ciclo de vida do documento vai da sua emissão até que se torne obsoleto e será descrito a seguir (clique nos botões):

Uma vez elaborado, o documento deve ser aprovado por alguém de nível hierárquico superior ao elaborador que se responsabiliza por suas informações contidas nesse.

Os documentos aprovados devem sofrer revisões periódicas. Deve-se estabelecer períodos para uma nova revisão do documento a fim de garantir a sua atualização. O período estabelecido não pode ser “engessado”, ou seja, uma nova gestão no setor pode demandar uma revisão do documento ou mesmo alteração da norma que subsidiou a sua elaboração, e assim por diante. Leia mais.

Documentos aprovados e atualizados devem estar disponíveis nos locais de uso para quem vai executar os processos. De nada adianta elaborar um documento e ele ficar dentro de uma gaveta! Documentos atualizados devem estar disponíveis para serem consultados por pessoas devidamente treinadas para utilizá-los. Leia mais.

Clique aqui para saber o que fazer com os documentos obsoletos. Abaixo, note alguns cuidados que precisam ser tomados quando na elaboração de POP e PCA (clique na lista para ler mais):