RÊGO, M. M. S.; PORTO, I. S. Implantação de sistemas da qualidade em instituições hospitalares: implicações para a enfermagem. Acta Paul Enferm., v. 18, n. 4, p. 434-8, 2005.
LOUNGO, Jussara. Gestão de qualidade em saúde. São Paulo: Rideel, 2011.
A empresa deve buscar satisfazer o cliente com redução de custos. Os colaboradores serão importantes nesse processo, por isso devem ser envolvidos, capacitados e motivados.
Os colaboradores possuem uma gama de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização (REGO; PORTO, 2005).
Existem ferramentas da qualidade que possibilitam a melhoria contínua dos processos, e a aplicação delas permite um avanço da gestão. Então, o conceito gestão da qualidade é empregado como a busca pelo progresso da qualidade da gestão (LUONGO, 2011).
Melhor do que conhecer a “Gestão da Qualidade” é identificar a “Qualidade da Gestão”.
A gestão da qualidade se completa com medição (por exemplo, uso de indicadores), análise dos dados medidos e ações que podem ser corretivas (se os dados obtidos não forem bons) ou ações para melhoria (se os dados obtidos estiverem dentro das metas estabelecidas inicialmente quando do planejamento).
Referências
RÊGO, M. M. S.; PORTO, I. S. Implantação de sistemas da qualidade em instituições hospitalares: implicações para a enfermagem. Acta Paul Enferm., v. 18, n. 4, p. 434-8, 2005.
LOUNGO, Jussara. Gestão de qualidade em saúde. São Paulo: Rideel, 2011.