Podemos dizer que não teremos um processo de qualidade se não houver capacitação da equipe multiprofissional e se esta equipe não estiver dimensionada adequadamente de acordo com a demanda.
O exemplo de “dialisar paciente com DRC” é um processo que envolve várias atividades que estão inter-relacionadas que vão desde a recepção desse paciente no serviço de diálise, passando pela lavagem da fístula, pesagem e outros até a sua saída da máquina. A abordagem de processo consistiria em se verificar todas as etapas necessárias para o desenvolvimento do processo.
Para gerenciar atividades recursos de um processo devemos pensar logo na infraestrutura disponível para desenvolvimento desse processo, a qual está descrita na RDC nº 11/2014 (BRASIL, 2014). Clique nos botões abaixo para conhecer alguns desses elementos:
Recursos humanos
Podemos dizer que não teremos um processo de qualidade se não houver capacitação da equipe multiprofissional e se esta equipe não estiver dimensionada adequadamente de acordo com a demanda.
Recursos materiais
Os materiais utilizados devem estar em quantidade suficiente, dentro do prazo de validade, sem violação de lacres, entre outros; deve haver controle da limpeza e desinfecção de dialisadores e linhas; a água para diálise deve ser tratada, armazenada e distribuída, conforme parâmetros estabelecidos na RDC nº 11/2014 (BRASIL, 2014).
Equipamentos
Balança, máquinas de diálise, aparelho pressão, eletrocardiógrafo, monitor cardíaco, entre outros, devem estar em perfeito estado e, quando for o caso, com calibrações e manutenções preventivas realizadas periodicamente. Pode ser elaborado um cronograma com essa finalidade.
Controles
Alguns exemplos: registro nos prontuários dos pacientes dos resultados dos exames realizados e os indicadores da eficiência dialítica; registro da utilização de um novo conjunto de dialisador e linha arterial e venosa que deve ser assinado pelo paciente; medida do volume interno das fibras "priming" em todos os dialisadores, antes do primeiro uso e após cada reuso subsequente e outros.
Monitoramento
O monitoramento desse processo pode ser feito de várias formas: auto inspeções, inspeções, auditorias e análise crítica.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde.ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC N° 11, de 13 de março de 2014. Dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de diálise e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2014c. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br. Acesso em: 25 maio. 2015.