A gestão da qualidade nos serviços de saúde

Veja como avaliar cada um dos componentes mencionados no manual da Organização Nacional de Acreditação e atente às perguntas que, segundo Le Fevre (2010), devem ser feitas para evidenciarmos a melhoria da qualidade nas práticas de saúde:

Avaliação da estrutura:

Existência de recursos físicos (instalações), humanos (pessoal) e organizacionais adequados (manuais, rotinas, procedimento operacional padrão, protocolos assistenciais, etc.). Pergunta: O ambiente físico e os padrões de pessoal são adequados?

Avaliação dos processos de trabalho nas áreas de gestão, serviços de apoio e serviços assistenciais:

Verificação do cumprimento dos procedimentos e protocolos, normas e rotinas definidos. Pergunta: As investigações e as intervenções foram realizadas de forma consistente e oportuna?

Avaliação dos resultados:

O impacto da assistência prestada é feita por meio de indicadores. Perguntas: os resultados foram alcançados? As pessoas estão satisfeitas com o atendimento?

Avaliação da satisfação dos pacientes:

Avaliação da satisfação dos pacientes em relação ao atendimento recebido e dos provedores destes serviços em relação aos seus ambientes de trabalho.

Que tal praticarmos? Em conjunto com sua equipe de trabalho, faça um diagnóstico inicial das práticas de saúde na sua unidade. Reflitam também sobre possibilidades de mudança para as melhorias da qualidade no atendimento ao usuário. Na página seguinte destacamos algumas questões norteadoras para auxiliá-lo.