Gestão da qualidade

Segundo Carpinetti (2010), a gestão da qualidade evoluiu ao longo do século XX, dividindo-se em quatro etapas (clique nas abas para saber quais são):

A inspeção do produto, visando garantir que os objetos fabricados atendam aos requisitos especificados.

O controle do processo, através de dados estatísticos de medições, monitoravam as variações que os processos apresentavam.

A implantação de um sistema de garantia da qualidade para verificações dos produtos, assegurando que eles atendam ao resultado final.

A gestão da qualidade total, com o envolvimento e comprometimento de todos os funcionários, desde o nível tático ao operacional.

A gestão da qualidade pode ser entendida como uma estratégia competitiva cujo objetivo principal se divide em duas partes: conquistar mercado e reduzir desperdícios com redução de custos.

Por que gerenciar a qualidade se tornou tão importante?

Porque, para conquistar mercados, é preciso atender aos requisitos dos clientes. Clientes satisfeitos representam faturamento, boa reputação, resultados para empresa, empregos e remuneração para os funcionários (CARPINETTI; MIGUEL; GEROLAMO, 2011).