Análise situacional
Passo 3 - Sistemas de Informação em Saúde como subsídio à gestão
Que tal acessar as bases de dados do Datasus agora? Clique nas numerações abaixo e vamos lá.
Acesse a página do Datasus (www.datasus.saude.gov.br).
No menu, clique em “Acesso à Informação".
Em seguida, passe o mouse em "TABNET”.
Selecione "Estatísticas Vitais".
No subitem “Mortalidade - 1996 a 2013, pela CID-10”, clique em “mortalidade geral”.
Escolha a “abrangência geográfica” pelo mapa ou menu de rolamento. Você pode escolher uma unidade federativa específica ou Brasil por região. Por exemplo: “Maranhão”.
A partir desse momento, o objetivo é construir uma tabela, para tanto, selecione o que se deseja nas linhas e colunas, além do período e conteúdo (óbitos por residência ou ocorrência).
Para exemplificar, vamos selecionar "município" nas linhas e "sexo" nas colunas, óbitos por residência e o ano de 2009 nos períodos disponíveis.
Desça a barra de rolagem até o fim da página e clique em "mostra".
Pronto! A tabela com valores absolutos está construída. Demostrando a ocorrência de óbitos no Maranhão, no ano de 2009, estratificados por sexo, faça o levantamento de mais informações de saúde da sua esfera de gestão.
Cada sistema de informação tem uma grande diversidade e quantidade de dados. Quais seriam então os mais relevantes para a elaboração do PS? Lembre-se dos três eixos estruturantes tratados anteriormente, em cada um deles podemos identificar as informações que precisam ser levantadas (BRASIL, 2009).