Objetivos, diretrizes, metas e indicadores do PS

O que na árvore aparecia como o problema central, é transformado em objetivo. Aquilo que foi identificado como causa do problema pode ser reescrito como objetivos específicos. E por fim, as consequências do problema, ao serem positivadas, traduzem os resultados esperados (BAHIA, 2009). Vejamos o exemplo a seguir tomando por base a árvore de problemas apresentada na análise situacional:

Resultados: Fortalecimento do vínculo; diminuição da demanda reprimida para as especialidades; maior controle das doenças crônicas; redução dos índices de internações; maior resolutividade da atenção; aumento na satisfação dos usuários com o atendimento.

Objetivo

Baixa resolutividade da Atenção Primária em Riacho Verde no ano de 2015.

Objetivos específicos: Reduzir a rotatividade de recursos humanos; integrar ações da Atenção Básica com as ações da Atenção Secundária; capacitar os profissionais das unidades básicas de saúde; fomentar o planejamento estratégico como base para as ações de saúde.

No exemplo acima, perceba que o verbo efetivar traduz a situação a ser alcançada, e uma das diretrizes que podem ser definidas no plano de saúde em elaboração é a expansão e efetivação da atenção básica à saúde.