Análise situacional

Passo 5 - Priorização dos problemas

Na prática, como posso utilizar esses critérios? Uma possibilidade é a utilização de uma tabela que aponte os critérios citados, em debate com o grupo envolvido no processo de planejamento, bem como pontuar cada critério de priorização do problema. Clique nas setas abaixo e acompanhe.

  • Por exemplo, pode-se pensar em uma escala de 0 a 4, em que 0 refere-se à inexistência do critério, 1 à pouco, 2 à médio, 3 à alto e 4 à muito alto. Ao somar todas as avaliações técnicas, ter-se-ia a classificação de prioridade, entendendo que o resultado representa um acordo possível entre os interessados em uma dada situação de saúde.

  • Os critérios ao lado são fundamentais para o processo de priorização. Feito o processo de priorização, pronto. A análise da situação de saúde está concluída. Observe a tabela (clique para ampliar).

Reúna a equipe com quem você trabalha ou estuda, identifique um território das suas realidades e faça um diagnóstico situacional. O território pode ser um ponto da rede de serviços, uma comunidade, uma região etc. Levante informações relevantes sobre ele, identifique, explique e priorize os problemas junto com a equipe, conforme a sequência discutida neste tópico.