Impacto do PS nas esferas da gestão

Práticas de participação social e cogestão precisam ser incorporadas aos processos de planejamento estratégico das esferas de gestão. Do contrário, nunca serão efetivamente congregadas às práticas do cuidado em saúde. Clique nas abas e compreenda os conceitos.

Gestão em saúde

Capacidade de lidar com conflitos, de ofertar métodos (modos de fazer), diretrizes, quadros de referência para análise e ação das equipes nas organizações de saúde.

Cogestão

Ampliação do conceito de gestão, onde se inserem novos sujeitos nos processos decisórios e novas tarefas, incorporando a função de análise institucional, de contextos e da política; função de formulação, portanto de exercício crítico-criativo; e função pedagógica.

Participação social

Democratização da gestão em saúde. Dá-se pelas representações dos usuários e dos trabalhadores nas instâncias formalizadas para a participação cidadã em saúde. Entretanto, deve ser valorizada e incentivada no dia a dia dos serviços do SUS (BRASIL, 2009).

Nessa perspectiva ampliada, os processos de planejamento devem ser conduzidos pela seguinte premissa: “a gestão não é um espaço exclusivo de especialistas. Todos fazem gestão”.

Para que essa premissa concretize-se, são necessárias condições políticas e institucionais. Essas condições expressam-se pela organização de arranjos e dispositivos que viabilizam a cogestão. Afinal, é preciso prever tempo e espaço para a corresponsabilização, e esta não se dará por si mesma, naturalmente.