Análise situacional
Passo 3 - Sistemas de Informação em Saúde como subsídio à gestão
Uma potente forma de analisar os componentes do sistema é a partir de um levantamento das dificuldades sinalizadas pelos coordenadores dos diversos setores da Secretaria de Saúde. Paralelamente, está indicada a busca nos sistemas de informação do SUS para subsidiar a informação (BRASIL, 2009). Clique nos botões e veja exemplos de sistemas.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde - Siops: apresenta informações sobre despesas em saúde de todos os entes federados. Surgiu no Conselho Nacional de Saúde em 1993.
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES: disponibiliza informações das atuais condições de infraestrutura de funcionamento dos estabelecimentos de saúde em todas as esferas (BRASIL, 2009).
De acordo com o Ministério da Saúde, o levantamento de informações nesse eixo deve contemplar as seguintes dimensões (clique nos números):
Infraestrutura (disponibilidade de recursos logísticos, rede física, projetos de investimento, distribuição e utilização de recursos humanos e materiais).
Gestão (base jurídico-política, estrutura organizacional, descentralização e processos de gestão - planejamento, gestão do trabalho, educação permanente, controle social, informação em saúde etc.).
Financiamento (transferências entre as esferas de gestão, gasto público total, execução orçamentária e financeira, fundo de saúde e regulamentação do financiamento).
Organização (formas de organização dos serviços existentes nos vários níveis de atenção, bancos de dados de informação em saúde existentes).
Produção/prestação de serviços (volume, tipo, relação oferta-demanda, acessibilidade) (BRASIL, 2009).