Objetivos, diretrizes, metas e indicadores do PS

No nível de elaboração municipal as metas devem ser pactuadas considerando a capacidade técnica de intervenção, disponibilidade de recursos, bem como importância política e social local. Clique nas imagens e continue a leitura.

Segundo o Ministério da Saúde, ao se passar ao processo de elaboração do planejamento regional integrado, as metas municipais, regionais, estaduais e do Distrito Federal (DF) serão definidas no âmbito da Comissão Intergestores Regionais (CIR), da Comissão Intergestores Bipartite e, no caso do DF, no Colegiado de Gestão da Saúde, respectivamente, considerando a análise da situação de saúde do território (BRASIL, 2009; BRASIL, 2013).

Lembremos que os objetivos e metas ou resultados do Plano de Saúde referem-se a um período de quatro anos. Portanto, além de definir metas, é necessário esclarecer a forma que serão avaliadas, ou seja, é preciso apontar os indicadores a serem usados para monitoramento e avaliação do plano. Esses elementos devem ser retomados no processo de elaboração do Relatório Anual de Gestão.

Mas o que seria um indicador? Indicador é um índice que reflete uma situação determinada, a partir da relação entre variáveis, a qual permite medir mudanças e determinar o grau de cumprimento de metas (BRASIL, 2009, p. 30).