Composição do Plano de Saúde

Importante observar ainda que todas as diretrizes de planejamento vigente no SUS têm enfoque integrativo. Assim, na perspectiva do processo de planejamento regional integrado, o Plano de Saúde é instrumento estratégico para as devidas contratualizações.

Os municípios que compõem a região de saúde devem discutir as prioridades do território conjuntamente, de modo que o planejamento expresse compromissos que observem as PAS, os PS, os PPA, as LDO de cada ente e estejam alinhados às prioridades nacionais e estaduais.

Para tanto, as regiões de saúde devem orientar-se pela análise situacional expressa no mapa da saúde. Clique nas abas abaixo para saber o que são as regiões de saúde e o mapa de saúde.

Regiões de saúde
Mapa de saúde

Representam o espaço privilegiado da gestão compartilhada da rede de ações e serviços de saúde. Devem ser instituídas pelo Estado em articulação com os seus municípios. Visam garantir o acesso resolutivo e de qualidade à rede de saúde, efetivar o processo de descentralização e reduzir as desigualdades locorregionais. Ultrapassam o limite territorial dos municípios.

Instrumento que contribui para identificar as necessidades de saúde de cada região. O mapa descreve todas as ações e serviços de saúde ofertados tanto pelo SUS quanto pelo setor privado. Também identifica a demanda por serviços de saúde de cada região, conforme Decreto nº 7.508/2011.