Análise situacional
Passo 3 - Sistemas de Informação em Saúde como subsídio à gestão
São fundamentais, ainda, informações acerca das vertentes a seguir (clique nas abas abaixo):
Assistência hospitalar
Analisar a organização e o funcionamento dos serviços próprios e o perfil dos estabelecimentos conveniados, com destaque para o porte, o número de leitos destinados ao SUS e a disponibilidade de equipamentos hospitalares.
Assistência de urgência e emergência
Analisar a organização e o funcionamento com ênfase na estrutura física e tecnológica; atendimento pré-hospitalar; qualificação da equipe profissional; disponibilidade de transportes para transferência de pacientes; unidades de pronto atendimento não hospitalares e estruturação dos mecanismos de regulação.
Assistência farmacêutica
Analisar a organização e a prestação desta assistência, compreendendo desde o acesso ao elenco básico e o fornecimento dos medicamentos excepcionais até o financiamento (BRASIL, 2009).
Vigilância em saúde
Analisar a atuação voltada a eliminar, diminuir, controlar ou prevenir doenças, agravos e riscos à saúde, bem como a intervenção nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde.
Assistência ambulatorial especializada
Analisar a organização e o funcionamento, com destaque para oferta e demanda de serviços, incorporação tecnológica, articulação e fluxo entre os diferentes níveis assistenciais, a resolubilidade e os mecanismos de regulação (BRASIL, 2009).
Atenção Básica
Analisar a organização e o funcionamento, com destaque para aspectos ligados ao acesso às ações e serviços de saúde, à Estratégia de Saúde da Família e à qualidade e humanização do atendimento.