Análise situacional

Passo 3 - Sistemas de Informação em Saúde como subsídio à gestão

Além das informações obtidas diretamente das equipes, que auxiliam na reflexão sobre os cenários, é necessário consultar os sistemas de informação para conhecer a caracterização da população, de suas condições de vida, do seu perfil epidemiológico e dos sistemas municipal, estadual e federal de saúde. Clique nos números abaixo e acesse o conteúdo referente aos sistemas de informação em saúde.

Os Sistemas de Informação em Saúde possibilitam aos gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde a obtenção regular de informações sobre a situação de saúde da população. No caso da gestão, a informação confiável e fidedigna é fundamental para apoiar a tomada de decisão, uma vez que permite a compreensão de problemas de saúde, identificação de prioridades de intervenção, monitoramento da realidade epidemiológica, assim como o controle e avaliação das ações implementadas a partir de base de dados populacional.

A fim de facilitar o acesso e controle da imensa quantidade de informações gerada no dia a dia dos serviços, o Ministério da Saúde criou o Departamento de Informática do SUS (Datasus) - órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde que coleta, processa e dissemina informações sobre saúde.

O Datasus administra informações de saúde (por exemplo: indicadores, assistência, informações epidemiológicas e de morbidade, rede de assistência à saúde, estatísticas vitais, informações demográficas e socioeconômicas) e informações financeiras (por exemplo: recursos do Fundo Nacional de Saúde transferidos aos municípios, créditos aos prestadores de serviços de saúde, orçamentos públicos de saúde declarados pelos entes federativos).

Tais bases de dados podem ser acessadas pelo portal do Datasus. Por exemplo:

  1. Sistema de Informações de Mortalidade (SIM);

  2. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan);

  3. Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc);

  4. Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares (SIA/SIH);

  5. Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage).