BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual do usuário para o relatório de gestão: versão 4. Brasília, DF, 2014. 58p.
O desenvolvimento do Sargsus teve como motivação inicial o fortalecimento dos processos de monitoramento, entretanto tem-se percebido crescente suporte aos gestores no alcance dos compromissos estabelecidos na legislação, especialmente no que tange à articulação com os Conselhos de Saúde e demais órgãos de controle externo.
Destaca-se ainda a própria elaboração do RAG, substancialmente facilitada, e a característica de interoperabilidade com outros sistemas de informação da gestão do SUS.
Ratifica-se, portanto, a importância de gestores e técnicos que atuam diretamente nos processos de planejamento nas secretarias de Saúde em conhecer de forma pormenorizada o funcionamento do Sargsus. Este tópico trata-se de uma síntese do Manual do Sargsus - versão 4 (BRASIL, 2014). Clique nos números abaixo para conhecer os objetivos dele:
Fornecer aos gestores da Saúde uma ferramenta eletrônica que otimize a construção do Relatório de Gestão, por meio de plataforma atrativa e interativa.
Possibilitar aos gestores o cumprimento dos prazos legais de aprovação dos RAG nos respectivos Conselhos de Saúde.
Construir uma base de dados para a armazenagem e disponibilização de informações estratégicas, oriunda de diversas fontes, necessárias à construção do Relatório Anual de Gestão.
Facilitar o monitoramento da apreciação do Relatório de Gestão.
Disponibilizar ao acesso público as informações decorrentes da elaboração do Relatório de Gestão do SUS (BRASIL, 2014).
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual do usuário para o relatório de gestão: versão 4. Brasília, DF, 2014. 58p.