Entendendo o processo licitatório

Planejamento da contratação

Retomando o tema, vamos dar um exemplo para que você possa ter ideia de como a falta de planejamento pode influenciar no bom gerenciamento da Administração Pública. Acompanhe clicando nas setas:

  • Imagine que no município onde você tenha no seu elenco o fornecimento de dipirona sódica na forma de solução injetável 500 mg/mL e realiza processo licitatório na modalidade Pregão Eletrônico para aquisição em fevereiro do corrente ano.

  • Em agosto do mesmo ano dispara novo processo para contratação emergencial de dipirona sódica na forma de solução injetável 500 mg/mL. Há de se notar que pode haver falha no planejamento nesse caso.

  • A menos que tenha ocorrido um surto epidêmico na região, que justifique o uso aumentado do medicamento, a emergência poderá ser caracterizada pela inércia e descaso do   administrador que deverá ser responsabilizado pela má gestão.

No seu entender, qual a importância da fase de planejamento para que se obtenha sucesso nas contratações públicas? Você observa falhas no planejamento no seu órgão de trabalho? A partir das informações expostas reflita sobre como tem se realizado as compras públicas no seu órgão. Existe planejamento e organização para as aquisições e contratações de serviços? Como elas acontecem?