Fase externa do processo licitatório

Etapas da fase externa da licitação

Na forma de pregão presencial, após a publicação do edital, os licitantes ou seus representantes (com procuração específica para o ato) deverão comparecer no dia, hora e local indicados no instrumento convocatório para que a sessão seja realizada.

Serão apresentados dois envelopes: um contendo as propostas e o outro os documentos necessários à habilitação manifestando assim suas intenções (art.11 do Dec. 3555/00) (BRASIL, 2000).

O próximo passo é abertura dos envelopes de propostas de preços. Clique nos números abaixo e compreenda como ocorre esta etapa.

O pregoeiro, juntamente com a equipe de apoio, verificará a conformidade das propostas, abrindo os envelopes, para analisar se estas atendem aos requisitos do edital. As propostas que não atenderem a essa análise serão desclassificadas.

O pregoeiro então procederá à leitura das propostas para todos os presentes, registrando os preços em sistema informatizado de forma a garantir a visualização por todos os participantes. O pregoeiro classifica a proposta de menor valor e aquelas com valores sucessivos superiores em até 10% desta como referência.

Passa-se a abertura de lances verbais pelos licitantes classificados a partir do autor da proposta classificada como maior preço, seguido sucessivamente pelos demais. Sairá vencedor o que apresentar neste momento a proposta mais vantajosa.

Quando se tratar de pregão eletrônico as propostas e lances ocorrem virtualmente, através do endereço eletrônico: www.comprasnet.gov.br.