SANTOS, L.T. et al. Health literacy: importance of assessment in nephrology. J Bras Nefrol, v. 34, n. 3, p. 293-302, 2012.
Recentemente passou a ser debatido um conceito que é o de letramento.
Você sabe o que é Letramento em Saúde (LS)? Clique nas numerações abaixo e conheça esse conceito.
De acordo com revisão feita por Santos (2012) sobre o tema, Letramento em Saúde (LS) ou habilidade de leitura e numeramento é o que permite ao indivíduo transitar no ambiente de saúde.
É um tema relativamente novo e que vem ganhando espaço nas agendas de pesquisa e política de saúde, particularmente nos países desenvolvidos.
O LS inadequado associa-se com cuidados de saúde de pior qualidade e maior custo, mesmo assim a maioria dos médicos não consegue identificar o problema e não têm preparo para lidar com o paciente que apresenta LS inadequado (SANTOS et al., 2012).
Então, o que faz o enfermeiro?
Clique aqui e conheça o papel do enfermeiro baseado na linha guia de hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença renal crônica da Secretaria do Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais.
Desse modo o enfermeiro pode atuar de diversas formas para atender pacientes com DRC, levando em consideração diversos fatores inerentes ao paciente, incluindo o Letramento em Saúde.
Referências
SANTOS, L.T. et al. Health literacy: importance of assessment in nephrology. J Bras Nefrol, v. 34, n. 3, p. 293-302, 2012.