Ovos, peixes, frango, carnes vermelhas, produtos lácteos e queijo.
Uso da quantidade correta de proteínas
A ingestão da quantidade correta de proteínas é importante para a saúde geral e para o bem-estar do paciente. O corpo necessita da quantidade correta de proteínas para formar músculos, restaurar tecidos e combater infecções.
O médico pode recomendar ao paciente que siga uma dieta com quantidades controladas de proteínas. Isso pode ajudar a reduzir a quantidade de resíduos no sangue e auxiliar os rins a trabalhar por mais tempo. As proteínas são de duas fontes (clique nas imagens):
Fontes animais
Ovos, peixes, frango, carnes vermelhas, produtos lácteos e queijo.
Fontes vegetais
Verduras (leguminosas) e cereais (National Kidney Foundation, 2007).
Atenção
É importante mencionar que há abordagens terapêuticas, cuja efetividade na prevenção da progressão da DRC ainda precisa ser provada de forma definitiva sendo uma delas a ingestão de proteínas. Embora a restrição à ingestão de proteínas possa reduzir a progressão da DRC diabética e não diabética, os efeitos clínicos são provavelmente tão pequenos que as diretrizes recomendam dietas com 0,5 g/kg/dia a 1,0 g/kg/dia de proteínas. Deste modo podemos prevenir a desnutrição e a sobrecarga diária de ácidos e de fósforo derivada da ingestão e do catabolismo de proteínas observados com o declínio da função renal.
Referências
NATIONAL KIDNEY FOUNDATION. Sobre Insuficiência Renal Crônica: guia para pacientes e familiares. New York, 2007. Disponível em: http://www.kidney.org.