Papel do Serviço Social na Nefrologia

Outra frente de trabalho da Seguridade Social é o eixo da saúde, compreendendo os esclarecimentos sobre o SUS e a rede de saúde como o acesso a consultas, realizações de exames se necessários, cirurgias, hemodiálise, diálise peritoneal, transplante e medicações.

A DRC ocasiona mudanças na vida do usuário e de sua família, atingindo a sua dinâmica física, psicológica, familiar, econômica e social.

  • Ações educativas devem percorrer todo o tratamento, planejando a escolha entre as modalidades de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante, juntamente com seus familiares, desde que os usuários possuam as condições biopsicossociais que favoreçam uma melhor adequação a certa modalidade.

  • Qualquer ação de um profissional na vida de um usuário possui reflexos em sua família, portanto, não podemos perder essa dimensão. Daí a importância do atendimento à família e de esclarecimentos quanto ao programa de tratamento.

  • Por isso, o assistente social deve prezar pelo atendimento individual e familiar, bem como pelo fortalecimento dos vínculos familiares, na perspectiva de incentivar o usuário e sua família a se tornarem sujeitos do processo de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.