Avaliação inicial da queixa da lesão anogenital

Uma pesquisa conduzida por Carvalho (2016) com profissionais da Estratégia de Saúde da Família objetivou analisar as representações sociais sobre o princípio da equidade desses trabalhadores no cuidado em saúde de portadores(as) de ISTs, discutindo a relação existente com o acolhimento que recebem nas unidades.

Foi possível perceber, a partir do discurso dos participantes, que muitas vezes o estereótipo de gênero e mitos sobre a sexualidade permeiam as falas dos(as) trabalhadores(as) como determinantes da vulnerabilidade dos(as) usuários(as), especialmente em se tratando de mulheres que procuram atendimento de queixas ginecológicas.

Pensando nesses fatores socioculturais de gênero e em suas influências no acolhimento de usuários(as) no contexto da Atenção Básica, reflita sobre o seguinte questionamento:

De qual forma os(as) profissionais que atuam no contexto da Atenção Básica podem colaborar para a promoção e prevenção de queixas anogenitais a partir do acolhimento com escuta qualificada?