Herpes genital
Em geral, o diagnóstico sindrômico é dado pela característica da lesão. Clique nas abas abaixo e veja as características das lesões e os locais em que mais ocorrem (BRASIL, 2015).
Na infecção por herpes, as lesões são eritematopapulosas, medem de um a três milímetros de diâmetro e rapidamente evoluem para vesículas sobre base eritematosa, muito dolorosas. O conteúdo dessas vesículas é geralmente citrino.
As principais localizações são nos grandes lábios, introito vulvar, vagina e até colo uterino, na região genital feminina. Na masculina, costuma localizar-se no corpo do pênis e glande.
O tempo de incubação varia de três a sete dias, desaparecendo de quatro a seis semanas, com formação de uma crosta local na área comprometida.
Na figura ao lado, podemos observar a lesão provocada na infecção por herpes genital no órgão sexual masculino e feminino, respectivamente. Clique para ampliar a imagem.
Além da formação das lesões, outros sintomas podem estar associados, como febre, cefaleia, mialgia e adenopatia inguinal dolorosa (MOTA; AGUIAR, 2004).