Cancroide ou cancro mole
Causado pelo Haemophilus ducreyi, pode ser denominado também como cancro mole, cancro venéreo ou cancro Ducrey. Possui transmissão exclusivamente sexual. O período de incubação é geralmente de três a cinco dias, podendo se estender por até duas semanas (BRASIL, 2015). Clique nas abas e acesse informações sobre o diagnóstico e características da lesão cancroide.
O diagnóstico laboratorial se dá pela identificação em cultura do agente na úlcera ou no aspirado do linfonodo comprometido. O diagnóstico sindrômico inclui lesões dolorosas e geralmente múltiplas devido à autoinoculação.
A borda tem aspecto irregular, apresentando contornos eritematoedematosos e fundo irregular, recoberto por exsudato necrótico, amarelado, com odor fétido que revela tecido de granulação com sangramento fácil quando removido. Pode haver ainda adenopatia unilateral, dolorosa e supurativa (BRASIL, 2015).
Nos homens, as localizações mais frequentes são no frênulo e sulco bálano-prepucial. Nas mulheres, a localização mais frequente é na fúrcula e face interna dos pequenos e grandes lábios. Em 30% a 50% dos pacientes, o bacilo atinge os linfonodos inguino-crurais, especialmente em homens pelas características anatômicas da drenagem linfática (BRASIL, 2015).
Associação com donovanose pode ser cofator na transmissão do HIV. Dessa forma, a coleta das sorologias para HIV deve ser solicitada. Além disso, deve ser realizada a educação em saúde com ênfase na importância da utilização de preservativos em todas as relações sexuais (MOTA; AGUIAR, 2004).