Donovanose
Donovanose é uma IST crônica progressiva, causada pela bactéria Klebsiella granulomatis. Clique nos números abaixo e conheça alguns aspectos da donovanose.
É pouco frequente, ocorrendo na maioria das vezes em climas tropicais e subtropicais. A transmissão ocorre pelo sexo desprotegido com uma pessoa infectada. Após o contato, pode aparecer uma lesão que não coça nem dói e pode sangrar com facilidade (BRASIL, 2015).
Acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus, tendo predileção pelas regiões de dobras. Nas mulheres, pode haver ainda a forma elefantiásica como sequela tardia quando há predomínio de fenômenos obstrutivos linfáticos (BRASIL, 2015).
O quadro clínico inicia-se com uma ulceração bem delimitada de borda plana ou hipertrófica, com fundo granuloso, de aspecto vermelho vivo e de sangramento fácil. A lesão evolui lentamente, podendo tornar-se vegetante ou úlcero-vegetante e muitas vezes múltipla (BRASIL, 2015). O quadro clínico da donovanose pode ser confundido com outras doenças infecciosas.
Para que isso não ocorra, é necessária a realização do diagnóstico diferencial que inclui a investigação para sífilis, cancroide, tuberculose cutânea, amebíase cutânea, neoplasias ulceradas, leishmaniose tegumentar americana e outras doenças cutâneas ulcerativas e granulomatosas (BRASIL, 2015).