Linfogranuloma venéreo
O linfogranuloma venéreo é uma infecção sexualmente transmissível, causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis dos sorotipos L1, L2 e L3.
Nem todas as pessoas contaminadas com clamídia apresentam sintomas, podendo passar despercebidas por muitos anos. Os pacientes com clamídia assintomática tornam-se fontes de contaminação permanentes, motivo pelo qual a clamídia é a IST mais comum no mundo. Quem transmite clamídia pode não saber que está contaminado e quem se contaminou pode não saber de quem pegou (PINHEIRO, 2017).
A clamídia pode infectar homens e mulheres e também ser transmitida da mãe para o bebê na passagem pelo canal do parto. Atinge a uretra e os órgãos genitais, podendo chegar à região anal, à faringe e causar doenças pulmonares. Pode ainda causar infertilidade masculina e feminina, além de aumentar de três a seis vezes o risco da infecção pelo HIV (PORTAL BRASIL, 2014).
A infecção por clamídia é mais comum em jovens, pessoas com múltiplas parcerias sexuais nos últimos anos ou pessoas que não costumam usar camisinha durante as relações sexuais (PINHEIRO, 2017).