Donovanose

O tratamento medicamentoso deve ser prescrito pelo(a) médico(a). Clique nas abas abaixo e veja as opções de tratamento.

1ª opção
2ª opção
Opção alternativa

Doxiciclina 100mg, 1 comprimido, VO, 2x dia, por pelo menos 21 dias ou até o desaparecimento completo das lesões.

Azitromicina 500mg, 2 comprimidos, VO, 1x semana, por pelo menos três semanas, ou até cicatrização das lesões ou até cicatrização das lesões ou

Ciprofloxacina 500mg, 1 e ½ comprimido, VO, 2x dia, por pelo menos 21 dias ou até cicatrização das lesões (dose total 750mg) ou

Sulfametoxazol-Trimetoprim (400/80mg), 2 comprimidos, VO, 2x dia, por no mínimo, três semanas, ou até a cicatrização das lesões.

Em casos sem resposta de melhora da lesão com a utilização de ciprofloxacina, utilizar aminoglicosídeo como a gentamicina 1mg/kg/dia, EV, 3x dia, por pelo menos três semanas, ou até cicatrização das lesões.

Clique nos números abaixo e veja algumas observações acerca do tratamento da donovanose (BRASIL, 2015):

  • A doxiciclina e a ciprofloxacina estão contraindicadas para gestantes ou lactentes. O estearato de eritromicina é uma alternativa terapêutica para gestantes, no entanto, não se encontra em comercialização no país.

  • Pessoas que vivem com Aids (PVHA) devem seguir o mesmo esquema terapêutico, recomendando-se associação com a gentamicina nos casos mais graves.

  • Em PVHA que possuem donovanose e cancroide associadas, deve-se realizar monitoramento cuidadoso por necessitarem de maior tempo de tratamento e possuírem maior probabilidade de falha terapêutica.

  • Devido à baixa infectividade, não é necessário realizar o tratamento das parcerias sexuais.