Herpes genital

O tratamento com antivirais é eficaz para redução na intensidade e duração do episódio, quando usado precocemente. O tratamento local pode ser realizado com compressas de solução fisiológica ou degermante em solução aquosa, para higienização das lesões.

O uso de pomadas de antibiótico pode estar indicado nos casos de infecção secundária, e analgésicos orais podem ser utilizados, se necessário.

É importante que seja marcado retorno da(o) usuária(o) à unidade de saúde para que seja possível realizar o acompanhamento pela equipe durante todo o tratamento. Clique nos números abaixo e veja alguns pontos importantes que devem ser esclarecidos aos usuários.

A forma de transmissão, a possibilidade de infecção assintomática, o medo de rejeição por parte das parcerias sexuais e as preocupações sobre a capacidade de ter filhos são aspectos que devem ser abordados durante as consultas.

As parcerias deverão receber o tratamento medicamentoso apenas se manifestarem os sintomas. Porém, deve-se reforçar a importância da utilização de preservativos em todas as relações sexuais.