Verrugas anogenitais

Tratamento das verrugas anogenitais na Atenção Básica

Clique nos botões abaixo para conhecer o tratamento indicado para as verrugas anogenitais causadas pelo HPV (BRASIL, 2016):

Verrugas anogenitais

Como identificar/avaliar
O que fazer
Quem faz

As lesões podem ser únicas ou múltiplas, restritas ou difusas e de tamanho variável, localizando-se na vulva, períneo, região perianal, vagina e/ou colo. São mais comuns em pacientes jovens. Se diagnosticadas após a menopausa, encaminhar para biópsia a fim de descartar neoplasia.

Referenciar em casos especiais: gestantes, crianças, imunossuprimidos, doença disseminada ou verrugas de grande volume. Se lesão única ou poucas lesões, especialmente se assintomáticas, considerar apenas observar a evolução. Uma opção terapêutica viável na Atenção Básica é aplicar nos condilomas ácido tricloroacético a 80%-90% em solução alcoólica, em pequena quantidade, com cotonete, microbrush ou escova endocervical montada com algodão. Ao secar, a lesão ficará branca. Se dor intensa, o ácido pode ser neutralizado com sabão ou bicarbonato de sódio ou talco. Repetir semanalmente se necessário. Se refratário ao tratamento com ácido tricloroacético, encaminhar para ginecologista.

Médico(a)/enfermeiro(a).