Verrugas anogenitais
Tratamento das verrugas anogenitais na Atenção Básica
Clique nos botões abaixo para saber mais sobre o ATA:
A aplicação do ATA é feita a 80% e 90% em solução alcoólica, em pequena quantidade, com cotonete, microbrush ou escova endocervical montada com algodão. Ao secar, a lesão ficará esbranquiçada (BRASIL, 2015).
Esse tratamento é indicado para utilização durante a gestação, porém, nos casos de lesões muito extensas, recomenda-se a exérese cirúrgica (BRASIL, 2015).
Tanto o(a) médico(a) quanto o(a) enfermeiro(a), devidamente capacitado(a) e mediante o estabelecimento de protocolo institucional, poderão executar o tratamento das lesões condilomatosas com o ATA na concentração de 50% a 80%, nas situações clínicas em que haja previsão do uso deste produto (COFEN, 2014).
O tratamento também pode ser realizado com a podofilina a 10%-25%. Deve-se aplicar em cada verruga e deixar secar. Usar uma vez por semana até o desaparecimento das lesões. Recomenda-se a utilização de até 0,5ml em cada aplicação ou a limitação da área tratada a 10cm² por sessão.
Além de irritação local, a absorção em grandes quantidades pode ser tóxica para o coração, rins e sistema nervoso. Por isso, é contraindicada na gestação (BRASIL, 2015).