Verrugas anogenitais

Etiologia e aspectos clínicos

As verrugas são lesões que podem ser únicas ou múltiplas, restritas ou difusas e de tamanho variável. Localizam-se geralmente na região vulvar, perineal, perianal, vagina e/ou colo. São mais comumente encontradas em pacientes jovens (BRASIL, 2015). Clique nos números abaixo para saber mais:

A verruga anogenital sexualmente transmissível mais comum é o condiloma acuminado. O agente etiológico mais associado é o papilomavírus humano (HPV).

O HPV é um DNA-vírus que pode induzir uma grande variedade de lesões proliferativas na região anogenital, com cerca de 20 sorotipos associados ao carcinoma do colo uterino (BRASIL, 2015).

A maioria das infecções é assintomática ou inaparente. Outras podem apresentar-se sob a forma de condilomas acuminados, verrugas genitais ou cristas de galo. Podem também assumir formas subclínicas, visíveis somente por técnicas de magnificação (lentes) e após aplicação de reagentes (BRASIL, 2015).

Podem ser um sinal indicador de neoplasias, especialmente em mulheres no período da menopausa. É necessária uma investigação mais detalhada nesse público, assim como em gestantes, crianças e imunossuprimidos. Deve-se referenciar para serviços de atendimento especializado nesses casos.