Outras lesões dermatológicas

Dermatoses eritematosas ou eritematodescamativas

A dermatite de contato é uma inflamação cutânea caracterizada por lesões eczematosas em localização delimitada. Clique nos números abaixo e conheça as principais causas e o tratamento dessas lesões.

A dermatite de contato é normalmente resultante da exposição direta a algum agente externo, podendo ser alérgica ou irritativa. Estima-se que cerca de 80% das pessoas acometidas por dermatites de contato foram expostas a substâncias irritantes (MOTTA et al. 2011).

O diagnóstico de modo geral é clínico, e o tratamento deve ser realizado pelo(a) médico(a) por meio da corticoterapia tópica. O(A) profissional de saúde também deve investigar o agente causal e orientar quanto à eliminação da exposição a esse agente para a melhora dos sintomas (BRASIL, 2016).

O diagnóstico diferencial deve ser realizado com a dermatite seborreica e a psoríase, exigindo do(a) profissional de saúde o conhecimento sobre os sinais e sintomas de cada uma delas. Clique nas abas abaixo para saber mais sobre cada uma.

A dermatite seborreica se caracteriza por placas eritematosas e escamativas, geralmente em múltiplas localizações. Pode variar de eritema leve a moderado, até lesões papulosas, exsudativas e/ou escamativas (SAMPAIO et al., 2011).

A psoríase caracteriza-se pela formação de placas eritematoescamosas superpostas, de coloração avermelhada. Possui localização variada com predileção pelo couro cabeludo, joelho e cotovelo (SILVA; SILVA, 2007).