Verrugas anogenitais
Prevenção do HPV
Clique nos botões abaixo e conheça algumas estratégias possíveis para o incentivo do uso de preservativos nos casais, bem como enfrentamento e controle das ISTs.
Uma possível estratégia para a promoção do uso de preservativos seria o aumento da eficácia de programas de prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio do fortalecimento das questões de gênero e das repercussões que estas causam na negociação de sexo mais seguro, salientando que estas devem envolver tanto a diferenciação dos processos de socialização de homens e mulheres quanto a natureza dos conflitos e das negociações que ocorrem nestas relações (SANTOS; SOUSA; NICOLAU, 2012).
Outras estratégias para o enfrentamento e controle dessas infecções preveem a ampliação do acesso da população à informação qualificada e aos insumos de prevenção. Sabendo que não é possível transformar comportamentos e práticas em curto espaço de tempo, é fundamental estabelecer um processo de educação permanente que ajude as pessoas a se reconhecerem como responsáveis pela promoção de sua saúde.
As ações de prevenção, quando realizadas pelos profissionais da Atenção Básica, causam impacto na prevenção e no controle das ISTs, uma vez que estarão promovendo maior acesso e adesão das pessoas aos serviços de saúde e aos insumos de prevenção, bem como possibilitando diagnóstico precoce e acompanhamento adequado dos casos (BRASIL, 2006).