Mastalgia

Mastalgia cíclica e acíclica

A mastalgia cíclica habitualmente precede ou perdura durante os primeiros dias do fluxo menstrual, aliviando ou desaparecendo após seu término. Leia mais clicando nos números:

O leve desconforto pré-menstrual tem duração aproximada de um a quatro dias, sendo considerado fisiológico.

Dores severas por mais de sete dias devem ser investigadas de forma mais detalhada (MENKE; DELAZERI, 2009).

Geralmente a avaliação clínica, com anamnese e exame físico criteriosos, é capaz de diagnosticar e classificar o sintoma.

Nos casos em que há lesão da mama associada, deve-se proceder a investigação e tratamento de acordo com a doença mamária encontrada (MENKE; DELAZERI, 2009).

A mastalgia acíclica é menos comum, possui caráter intermitente ou contínuo progressivo e não está associada ao ciclo menstrual. Clique nos números para conhecê-la melhor:

A dor costuma ser unilateral e localizada em um dos quadrantes mamários, podendo ocorrer também dor difusa com irradiação para a axila. Acomete principalmente mulheres nas quarta e quinta décadas de vida ou após a menopausa (MENKE; DELAZERI, 2009).

A maioria dos casos surge por razões desconhecidas, porém acredita-se que as causas são mais anatômicas do que hormonais. Podendo ser resultado também de gravidez, mastite prévia, trauma, tromboflebite, macrocistos, adenose esclerosante, ectasia ductal, tumores benignos ou câncer (MENKE; DELAZERI, 2009).

A partir do que foi visto aqui, é possível que Ângela apresente uma mastalgia cíclica ou acíclica? Quais evidências levaram a sua escolha?