Utilização dos dados da Vigilância em Saúde

O adoecimento também é registrado nas ações rotineiras dos serviços de saúde. Existem alguns sistemas responsáveis pelo processamento destes dados (BRASIL, 2009). Clique nos botões abaixo e conheça-os.

Um dos sistemas de informações responsáveis pelo processamento desses dados é o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que gera dados sobre doenças como dengue, febre amarela, tuberculose, entre outros agravos que devem ser obrigatoriamente informados às autoridades sanitárias.

Uma outra forma de obter dados sobre a morbidade é utilizando o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), que fornece dados sobre as internações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A imagem abaixo mostra a distribuição da incidência da febre pelo vírus Zika por município de residência no ano de 2016. Clique na imagem para ampliá-la.

Podemos observar que, no acumulado dos registros até a semana epidemiológica 49, os municípios do Centro-Oeste e do Nordeste apresentavam maior concentração de casos notificados. Como estes dados podem ser usados para melhorar à assistência? Clique aqui e leia algumas possibilidades.