Comportamento e tendências das variáveis demográficas

Segundo Pereira (1995), a transição demográfica é dividida em quatro fases e cada uma delas apresenta características distintas. Clique nas fases e conheça suas respectivas características.

1ª Fase - Pré-industrial

As famílias experimentavam altas taxas de natalidade, mas as condições de vida e saúde geravam uma alta mortalidade. Observa-se um baixo crescimento populacional.

Principais características: Ambiente rural, modelo familiar de produção, muitos filhos, muitas mortes e baixa expectativa de vida.

2ª Fase (Intermediária)

Altas taxas de natalidade persistem, mas a mortalidade decresce com a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento da medicina. Há um grande aumento populacional.

Principais características - Industrialização e urbanização, melhorias nas condições ambientais e de saúde, queda da mortalidade e natalidade ainda alta.

3ª Fase (Intermediária)

O estilo de vida urbano-industrial gera uma natalidade decrescente e mantém-se a baixa mortalidade, características que geram um crescimento em ritmo menos acelerado.

Principais características - Modelo familiar de consumo, mulher no mercado de trabalho, cultura e economia e a natalidade começa a cair.

4ª Fase (Moderna ou Pós-transição)

Sociedade em que há baixa natalidade e baixa mortalidade. Característica de estabilização populacional.

Principais características - Mortalidade baixa, natalidade baixa, estabilidade populacional.