Finalidades da Asis

A construção de cenários futuros em saúde

O grande número de mortes violentas entre jovens em situação de vulnerabilidade e marginalizados não serão resolvidos somente com a mobilização de equipes de saúde. Clique na numeração e reflita sobre o tema:

  • Podemos usar esse raciocínio para as neoplasias de detecção em programas de prevenção, como é o caso do câncer de mama, de colo do útero e de próstata, mas que estão entre os tipos que mais matam no Brasil.

  • Esses tipos de neoplasia são mais letais entre o grupo de pessoas mais pobres e menos escolarizadas. Ampliar o número de unidades de saúde que diagnosticam essas doenças é apenas uma das ações que podem diminuir a mortalidade, mas a redução das desigualdades necessitará de uma ação conjunta de diferentes setores.

É importante destacar que essa visão ampla sobre a saúde é uma construção histórica, que se desenvolveu juntamente com a sociedade humana. Por muito tempo a saúde esteve vinculada a um conceito tradicional que relacionava à saúde com os serviços sanitários.

Dito de uma forma mais direta, a saúde seria definida a partir da doença como referência, ou seja, o organismo que estivesse em um estado mórbido era considerado doente, ao passo que o contrário desse estado seria caracterizado como saúde (CARVALHO; BUSS, 2012).