Diagnóstico laboratorial

Cultura para o isolamento de micobactérias

A cultura em meio líquido utilizada nos sistemas comerciais automatizados não radiométricos e de monitoração contínua é recomendada para laboratórios com grande volume de amostras tais como laboratórios de referência e hospitais. Clique nos números para continuar a leitura:

Os sistemas comerciais utilizam o meio Middlebrook 7H9 modificado. De acordo com o fabricante, a detecção de crescimento bacteriano nesse sistema se dá por meio do consumo de O2 ou de produção de CO2.

O sistema de monitoramento contínuo, mediante um programa computacional específico para cada sistema, registra as variações de pressão, indicando a presença ou não de crescimento bacteriano.

Em caso de positividade, sinaliza o respectivo frasco de meio de cultura positivo. Após a detecção da positividade, é necessária a realização do exame de baciloscopia para a confirmação da presença de BAAR.

Estes sistemas apresentam boa sensibilidade e especificidade, e são considerados mais rápidos (em torno de duas semanas), porém, de alto custo.

Considerando o que foi visto até agora sobre os exames bacteriológicos para o Mycobacterium tuberculosis, o que fazer/considerar quando os resultados de baciloscopia, TRM-TB e de cultura forem contraditórios?