Diagnóstico laboratorial

Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB)

O TRM-TB é uma técnica de biologia molecular que foi incorporada em 2012, para o diagnóstico dos casos de TB pulmonar pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias para o SUS (CONITEC), conforme solicitação da Coordenação Geral do PNCT. Nos locais onde há disponibilidade do TRM-TB, este substitui a baciloscopia, em suspeitas de casos novos, nunca antes tratado para TB. Clique nos botões abaixo para ler mais sobre essa técnica (BRASIL, 2014).

O TRM-TB está indicado prioritariamente para o diagnóstico de TB pulmonar em adultos e crianças, não é indicado para o acompanhamento do tratamento, devendo ser realizada as baciloscopias mensais de controle.

É um teste para detecção do DNA do complexo M. tuberculosis e triagem de cepas resistentes à rifampicina pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real.

Para os casos de retratamento, o TRM-TB é útil apenas para a resistência à rifampicina, o diagnóstico laboratorial dos casos de retratamento deve ser feito pelo exame de baciloscopia e cultura.

O tempo de execução do teste no laboratório é de duas horas e o resultado é gerado automaticamente, informando a presença ou ausência do complexo M. tuberculosis e indicando, nos casos de resultados positivos, a sensibilidade ou resistência à rifampicina.