Em caso da pessoa com TB apresentar sintomas clínicos acompanhados de alterações nos exames laboratoriais mostrando elevação das enzimas hepáticas acima de três vezes do valor normal ou que apresente icterícia, o tratamento deverá ser suspenso e encaminhado para uma unidade de referência secundária para o acompanhamento clínico e laboratorial e orientação terapêutica (BRASIL, 2011).
Reintrodução do regime terapêutico
Após a normalização dos valores enzimáticos, deverá ser reintroduzido o regime terapêutico, porém, cada medicamento deverá ser reiniciado isoladamente na seguinte ordenação: rifampicina e etambutol; após, isoniazida e, então, pirazinamida. O intervalo entre a introdução de cada medicação deverá ser de pelo menos três dias de acordo com o acompanhamento clínico e laboratorial.
Pessoas para encaminhamento
Se a dosagem das enzimas hepáticas não reduzir para menos de três vezes o limite superior normal em quatro semanas ou em casos graves de TB, recomenda-se o encaminhamento do paciente para uma unidade de referência secundária para seguimento clínico e laboratorial, e se necessário a adequação do tratamento de TB.