Tratamento da tuberculose

Esquemas de tratamento, indicações e monitoramento

Você conhece algum estudo sobre a eficácia do esquema rifampicina (R), isoniazida (H), pirazinamida (Z) e etambutol (E) - dose fixa combinada (RHZE-DFC)? Veja um exemplo clicando nas setas:

  • Dados gerais

    Um grande estudo multinacional randomizado, de grupos paralelos, aberto e de não inferioridade foi conduzido em 11 locais na África, Ásia e América Latina entre 2003 e 2008 (Ensaio de Estudo C).

  • Participantes

    Um total de 1.585 adultos com TB pulmonar recém-diagnosticada, confirmada por baciloscopia, foram randomizados para receber o tratamento diário com quatro drogas (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e cloridrato de etambutol) dado em um comprimido de dose fixa combinada (DFC) (n= 798 pacientes) ou separadamente (n= 787), na fase intensiva de oito semanas de tratamento.

  • Discussão dos resultados

    Apesar dos resultados não mostrarem inferioridade entre a DFCs em comparação ao uso das drogas separadamente, utilizando a definição estrita aplicada neste ensaio, o uso de DFCs foi considerado preferível devido às potenciais vantagens associadas à administração de DFCs comparado com fórmulas de drogas separadas.

  • Conclusão do estudo

    A conclusão foi que, comparado a um regime de medicamentos administrados separadamente, um regime DFC de quatro drogas para tratamento da TB satisfez os critérios pré-específicos de não inferioridade em duas de três análises.

E como se deu a implantação do esquema RHZE-DFC no Brasil? Clique aqui e leia sobre o tema.