Conduta nas condições especiais: HIV
Além das condições especiais citadas anteriormente, nos casos de indivíduos com infecção pelo HIV, algumas considerações são importantes quando relacionadas ao tratamento de TB. Acompanhe clicando nos números.
Nessas pessoas o tratamento para TB segue as mesmas recomendações já descritas, quer seja no esquema terapêutico a ser adotado de acordo com a história de doença e desfecho clínico, quer seja quanto à duração do tempo de tratamento.
O acompanhamento dessas pessoas deve ser feito de forma compartilhada com os programas de TB e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/aids, garantindo o sucesso terapêutico.
Muitas vezes o diagnóstico da coinfecção TB/HIV se faz no momento do diagnóstico da TB, por isso é fundamental a realização do teste rápido anti-HIV para todos aqueles com diagnóstico de TB.
Para pessoas coinfectadas TB/HIV está indicado o início da terapia antirretroviral (TARV), independentemente da contagem de linfócitos T CD4+. Em geral, quando indicada a TARV, inicia-se após 30 dias de medicação anti-TB.
Em algumas situações, em razão da gravidade, com CD4 abaixo de 50cel/mm3, a TARV deve ser iniciada imediatamente. Indivíduos com PVHIV têm maior risco de desfecho clínico desfavorável, óbito, falência e abandono.