Histórico da tuberculose

Tratamento

A descoberta da estreptomicina em 1944 marca uma nova era na história da luta contra a TB. As terapias paliativas, muitas vezes mutilantes, deram lugar ao tratamento medicamentoso que possibilitou concretas chances de cura. Clique nos botões abaixo e leia mais:

A associação medicamentosa para o tratamento da TB, iniciada na década de 60, levou a comunidade científica a vislumbrar a erradicação da doença. O grande impacto do tratamento antimicrobiano nesse período foi a redução da taxa de mortalidade no mundo.

Em função do tratamento medicamentoso, ressalta-se também uma queda na incidência de casos dessa doença desde o fim do século 19, nos países desenvolvidos e a persistência da forma endêmica da enfermidade naqueles em desenvolvimento, até os dias de hoje (GONÇALVES, 2000).

Como mencionado, a TB existe há milênios e continua a ser um grave problema de saúde pública no mundo, dado que milhões de pessoas são afetadas pela doença a cada ano. Em 2015, ela foi uma das dez principais causas de morte por doenças infecciosas, sendo classificada acima do HIV (WHO, 2016).

Nas páginas seguintes, será apresentado o panorama geral da TB no mundo e no Brasil, iniciando pela situação mundial.