Estratégia pelo “fim da tuberculose”
No Brasil, para alcançar o fim da TB como problema de saúde pública, o Ministério da Saúde lança o Plano Nacional pelo fim da TB, que prevê três pilares de atuação. Clique nas abas abaixo para conhecer cada um:
Pilar 1
Prevenção e cuidado integrado e centrados na pessoa com TB: diagnosticar precocemente a TB com oferta universal da cultura, teste de sensibilidade, incluindo o uso de testes rápidos; tratar os casos diagnosticados de TB adequadamente, visando a integralidade do cuidado e intensificar as atividades colaborativas TB-HIV e ações de prevenção.
Pilar 2
Políticas arrojadas e sistema de apoio: atividades de cuidado e prevenção da TB com recursos adequados – humanos, infraestrutura e financeiros; fortalecer a articulação intra e intersetorial; participação da sociedade civil e melhorar a qualidade dos sistemas informatizados de registro de casos.
Pilar 3
Intensificação da pesquisa e inovação: estabelecer parcerias para fomentar a realização de pesquisas e a incorporação de iniciativas inovadoras para aprimorar o controle da TB.
Neste sentido, a estratégia vislumbra a otimização das ferramentas utilizadas atualmente, aliada à garantia de acesso universal ao diagnóstico e tratamento eficaz, e mecanismos de proteção social, além de vacinas e profilaxia, para o cumprimento dos objetivos (BRASIL, 2016).