MINUCHIN, S. Famílias: funcionamento e tratamento. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
Minuchin (1990), um importante estudioso das famílias, dizia que:
“A experiência humana de identidade tem dois elementos: um sentido de pertencimento e um sentido de ser separado. O laboratório em que esses ingredientes são misturados e administrados é a família, a matriz da identidade.”
Por exemplo: Imagine o João da Silva em que Silva é o sobrenome e todos da família são Silva. O que diferencia um do outro? O nome.
No caso, João. João é único. Mas para que ele tivesse o seu desenvolvimento adequado e pudesse dizer plenamente “Eu sou o João”, foi necessário que ele fosse Silva, antes até de se perceber como João.
E mais, a qualidade das relações afetivas que os ‘Silvas’ ofereceram ao bebê João, depois menino e adolescente, foi a base para sua identidade diferenciada dos outros.
Referências
MINUCHIN, S. Famílias: funcionamento e tratamento. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.