WATZLAWICK, P.; BEAVIN, J.H.; JACKSON, D.D. Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interação. São Paulo: Cultrix, 1981.
Para o cuidado ser possível é necessária uma comunicação eficaz. Quem cuida só pode fazê-lo se aquele que é cuidado comunicar suas necessidades. Watzlawick; Beavin; Jackson (1981), em “A Pragmática da Comunicação Humana”, dizem existir cinco axiomas da comunicação. Clique nas abas abaixo para descobri-los:
É impossível não se comunicar: todo o comportamento é uma forma de comunicação. Como não existe forma contrária ao comportamento (‘não comportamento’ ou ‘anticomportamento’), também não existe ‘não comunicação’. Então, é impossível não se comunicar.
Toda comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto de relação: isso significa que toda comunicação tem, além do significado das palavras, mais informações. Essas informações são a forma do comunicador dar a entender a relação que tem com o receptor da informação.
A natureza de uma relação depende da pontuação das sequências comunicacionais entre os comunicantes: tanto o emissor como o receptor estruturam essa comunicação de forma diferente e, dessa forma, interpretam o seu próprio comportamento durante a comunicação dependendo da reação do outro.
Os seres humanos comunicam-se de forma digital e analógica: para além das próprias palavras e do que é dito (comunicação digital), a forma como é dita (a linguagem corporal, a gestão dos silêncios, as onomatopeias) também desempenha uma enorme importância - comunicação analógica.
As permutas comunicacionais são simétricas ou complementares, segundo se baseiam na igualdade ou na diferença.
Referências
WATZLAWICK, P.; BEAVIN, J.H.; JACKSON, D.D. Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interação. São Paulo: Cultrix, 1981.