Instrumentos facilitadores da comunicação utilizados com as famílias pelas equipes de Saúde da Família

O ciclo de vida das famílias é uma série de eventos previsíveis que ocorre dentro da família como resultado das mudanças em sua organização.

Toda mudança requer de cada membro uma acomodação ao novo arranjo, para transformar o papel a cada alteração de limite. Afinal, “nas fases de transição em que a família é desafiada a estruturar um novo pacto, no qual o estresse cresce, possibilita-se o surgimento de doenças”.

Para continuar a leitura, clique nos números abaixo:

O conhecimento do desenvolvimento da família é útil porque facilita a previsão e antecipa os desafios que serão enfrentados no estágio de desenvolvimento de uma dada família, e isso permite melhorar o entendimento do contexto dos sintomas e das doenças.

Com o genograma, o ciclo de vida permite identificar as doenças mais prevalentes no grupamento familiar. Dessa forma, fornece uma visão antecipada dos problemas, além de ser útil no diagnóstico de situações indefinidas.

O ciclo de vida também identifica dois momentos básicos: se a família está em expansão ou em contração, os quais podem ser normais ou patológicos (WAGNER et al., 1999).