Projeto Terapêutico Singular e a importância para o cuidado integral da gestante e puérpera

A anamnese para o PTS

Na situação de Karmen, chegou-se à conclusão que a família condenava a gravidez fora de um casamento, o que serviu de motivação para cada vez mais ela esconder a gestação, implicando, inclusive, em não realizar o pré-natal.

Desse modo, a equipe decide realizar abordagem conjunta entre Karmen e sua família e estabelece algumas ações, como: iniciar o pré-natal de Karmen; cadastrá-la nos programas de apoio, recadastrar a família; abordagem familiar; estabelecer atividades de planejamento familiar e realizar o atendimento odontológico.

A tarefa da equipe não foi fácil, e Mariana, por ter um vínculo maior com Karmen, era a profissional responsável pela coordenação do PTS. A notícia da gravidez foi um choque para família, e a equipe solicitou o apoio do padre da igreja que os avós de Karmen frequentam para auxiliar o aceite.

Karmen iniciou o pré-natal ainda no quinto mês e conseguiu resolver seus problemas odontológicos também. Hoje, Vitório, filho de Karmen, já está com 9 meses e é acompanhado pela equipe do bairro.