-
CAMPOS, G. W. S. Equipes de referência e apoio especializado matricial: um ensaio sobre a reorganização do trabalho em saúde. Ciênc. saúde coletiva, v. 4, n. 2, Rio de Janeiro, 1999.
A importância do Apoio Matricial no PTS
Você sabe o que significa na prática matriciamento ou apoio matricial?
O conceito de matriciamento ou apoio matricial foi estabelecido por Campos (1999) a partir de uma proposta de reformar e ampliar a clínica e as práticas de atenção integral à saúde estabelecendo novos padrões de relacionamento entre o sujeito/clínico e o sujeito/enfermo.
Para isso seria necessário um novo arranjo no processo de trabalho, que estimulasse maiores coeficientes de vínculo entre equipe de saúde e usuário concreto (CAMPOS, 1999). Clique nas setas abaixo para entender mais sobre o matriciamento.
Veja bem, se a AB deve ser resolutiva e os problemas de saúde são muito complexos, é claro que a equipe de Saúde Bucal ou de Saúde da Família necessita de apoio de outros especialistas para conseguir resolver ou minimizar os problemas de saúde que lhes são demandados.
Esse arranjo no qual os profissionais recebem apoio para conduzir seus planos de tratamento é o centro da proposta de matriciamento em saúde.
Na situação de Mariana, ela poderia solicitar apoio matricial de um cirurgião-dentista especialista no atendimento a gestantes, ou do médico obstetra para delinear a melhor forma de conduzir o tratamento de Karmen.
Um ponto importante é o de que isso não configura um sistema de referência e contrarreferência, e sim um sistema de construção conjunta de propostas de tratamento.
Referências
CAMPOS, G. W. S. Equipes de referência e apoio especializado matricial: um ensaio sobre a reorganização do trabalho em saúde. Ciênc. saúde coletiva, v. 4, n. 2, Rio de Janeiro, 1999.
Saiba mais
Você pode ler sobre o assunto na publicação: “Equipes de referência e apoio especializado matricial: um ensaio sobre a reorganização do trabalho em saúde”, de Gastão Wagner de Sousa Campos (1999). Clique aqui e acesse.