-
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 230 p. Disponível em: < http://189.28.128.100/dab/docs/... >. Acesso em: 20 set. 2017.
Clique nas setas abaixo e conheça as funções do cirurgião-dentista no cuidado durante o pré-natal e puerpério (BRASIL, 2016):
Orientar as mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, da amamentação e da vacinação.
Verificar o fornecimento do Cartão da Gestante e checar o preenchimento (o cartão deve ser verificado e atualizado a cada consulta de pré-natal).
Realizar a consulta odontológica de pré-natal de gestação de baixo risco.
Solicitar exames complementares e orientar o tratamento, caso necessário.
Orientar a gestante sobre a realização do teste rápido.
Orientar a vacinação das gestantes (contra tétano e hepatite B).
Realizar a avaliação geral da gestante observando o período de gravidez.
Avaliar a saúde bucal da gestante, a necessidade e a possibilidade de tratamento, observando os cuidados indicados em cada período da gravidez.
Adequar o meio bucal e realizar o controle de placa, cujas práticas constituem boas condutas odontológicas preventivas e podem ser indicadas, garantindo conforto à gestante e a continuidade do tratamento após a gravidez.
Identificar os fatores de risco que possam impedir o curso normal da gravidez.
Atender as intercorrências/urgências odontológicas observando os cuidados indicados em cada período da gravidez e encaminhar a gestante para níveis de referência de maior complexidade, caso necessário.
Favorecer a compreensão e a adaptação às novas vivências da gestante, do companheiro e dos familiares, além de instrumentalizá-los em relação aos cuidados neste período.
Orientar as gestantes e a sua equipe quanto aos fatores de risco e à vulnerabilidade em relação à saúde bucal.
Identificar as gestantes de alto risco e encaminhá-las ao serviço de referência.
Desenvolver atividades educativas e de apoio à gestante e aos seus familiares.
Orientar as gestantes sobre a periodicidade das consultas odontológicas e os trimestres de gestação indicados para a realização de tratamento odontológico.
Realizar busca ativa das gestantes faltosas de sua área de abrangência.
Realizar visitas domiciliares durante o período gestacional e puerperal.
Acompanhar o processo de aleitamento materno e os cuidados com o futuro bebê, enfatizando a importância do papel da amamentação na dentição e no desenvolvimento do aparelho fonador, respiratório e digestivo da criança.
Orientar a mulher e seu companheiro sobre hábitos alimentares saudáveis e de higiene bucal.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 230 p. Disponível em: < http://189.28.128.100/dab/docs/... >. Acesso em: 20 set. 2017.