Os serviços em rede e a classificação de risco gestacional

Os serviços organizados em redes, em especial, referindo-nos à Rede Cegonha, implicam na disponibilidade e boa estruturação dos serviços nos diferentes níveis de complexidade.

Isso inclui a assistência no pré-natal de baixo e de alto risco, sendo muito importante, então, que o cirurgião-dentista reconheça os sinais de alerta na gestação. Clique nas imagens e conheça a conduta a ser tomada diante dos principais sinais de alerta na gestação (BRASIL, 2016).

A ocorrência de sangramento vaginal deve ser considerada anormal em qualquer época da gravidez. Nestes casos a gestante deve ser encaminhada para avaliação médica imediata.

Cefaleia, escotomas visuais, epigastralgia e edema excessivo são sintomas que podem sugerir pré-eclâmpsia, principalmente no fim da gestação. Diante desses sintomas, o profissional deve avaliar imediatamente a pressão arterial e encaminhar para avaliação médica.

São sintomas indicativos de início do trabalho de parto as contrações regulares e a perda de líquido. Portanto, a gestante que apresentar esses sinais deve ser encaminhada para avalição médica imediata e, em seguida, para a maternidade de referência.

A diminuição de movimentação fetal é um indício de sofrimento fetal. Nestes casos, a gestante deverá ser submetida à avaliação médica no mesmo dia para avaliação dos batimentos cardíacos fetais, além de receber orientação acerca do mobilograma. Os profissionais devem considerar a possibilidade de encaminhamento ao serviço de referência.

A presença de febre pode indicar infecção. Para investigação adequada, a gestante deverá ser avaliada (por médico) no mesmo dia e encaminhada à urgência, caso necessário.