O trabalho das equipes de Atenção Básica na assistência integral à gestante e à puérpera
A assistência integral no pré-natal deve considerar os aspectos biológicos inerentes à gestação, assim como os diversos cenários que podem ser vividos pelas gestantes e puérperas.
Além das modificações próprias dos aspectos biológicos da gestação, é necessário que as equipes estejam atentas às mudanças nos padrões do ciclo familiar que, ao longo do tempo, têm colaborado para a ampliação do conceito de família para além da determinação biológica. Estes aspectos devem ser considerados, tendo em vista a relevância do vínculo afetivo para a manutenção de valores (MOYSÉS; MOYSÉS; KRIGER, 2008).
Como é realizada essa abordagem no seu ambiente de trabalho ou como você descreveria uma abordagem ideal? Clique nos números e prossiga a leitura acerca da consulta odontológica (BRASIL, 2016).
As consultas odontológicas conduzidas durante o período gestacional não se restringem somente à redução dos efeitos da cárie ou das doenças periodontais, mas também podem proporcionar uma ótima ocasião para ações de promoção da saúde da gestante e de sua família.
Trata-se, portanto, de uma boa oportunidade para os profissionais de saúde investirem em estratégias de educação e cuidado em saúde, visando ao bem-estar da mulher e da criança, assim como a inclusão do pai e/ou parceiro (quando houver) e família, desde que esse seja o desejo da mulher.