O Projeto Terapêutico Singular e a importância para o cuidado integral da gestante e puérpera

A importância do Apoio Matricial no PTS

Você sabe o que significa na prática matriciamento ou apoio matricial?

O conceito de matriciamento ou apoio matricial foi estabelecido por Campos (1999) a partir de uma proposta de reformar e ampliar a clínica e as práticas de atenção integral à saúde estabelecendo novos padrões de relacionamento entre o sujeito/clínico e o sujeito/enfermo.

Para isso seria necessário um novo arranjo no processo de trabalho, que estimulasse maiores coeficientes de vínculo entre equipe de saúde e usuário concreto (CAMPOS, 1999). Clique nas setas abaixo para entender mais sobre o matriciamento.

  • Veja bem, se a AB deve ser resolutiva e os problemas de saúde são muito complexos, é claro que a equipe de Saúde Bucal ou de Saúde da Família necessita de apoio de outros especialistas para conseguir resolver ou minimizar os problemas de saúde que lhes são demandados.

  • Esse arranjo no qual os profissionais recebem apoio para conduzir seus planos de tratamento é o centro da proposta de matriciamento em saúde.

  • Na situação de Mariana, ela poderia solicitar apoio matricial de um cirurgião-dentista especialista no atendimento a gestantes, ou do médico obstetra para delinear a melhor forma de conduzir o tratamento de Karmen.

  • Um ponto importante é o de que isso não configura um sistema de referência e contrarreferência, e sim um sistema de construção conjunta de propostas de tratamento.