A atuação na Clínica Ampliada preconiza um processo de aprendizagem contínuo e constante para o profissional/equipe e para o usuário. No desenrolar deste processo, pactos precisam ser realizados de formas diferentes, considerando a complexidade dos envolvidos e suas realidades. A ação pactuada entre o gestor e a equipe de saúde quanto a espaços de educação permanente é determinante para a construção de processos de formação voltados para a utilização desta ferramenta de trabalho (BRASIL, 2008; NASCIMENTO, 2010).

Para que esta postura profissional de insegurança e distanciamento se modifique, é necessário criar uma rede de apoio para os profissionais, preparando-os para atuação na perspectiva da Clínica Ampliada, tendo em vista que, ao perceber as fragilidades e sentimentos do usuário, este perceba também os seus próprios sentimentos e fragilidades. Construir espaços de discussão e reflexão quanto às suas fragilidades e potencialidades com relação à Clínica Ampliada é também um dos caminhos a ser implementados pela equipe (BRASIL, 2009).
Delziovo, Pedebôs e Moretti-Pires