Projeto Terapêutico Singular

Como formular um Projeto Terapêutico Singular – PTS

Créditos

página:

Gerenciamento de Equipe no PTS

O grupo de desenvolvimento do PTS é institucional e visa aumentar o rendimento e a produção assistencial, mas também obter harmonia no processo de trabalho entre profissionais (MORÉ; RIBEIRO, 2010).

O trabalho em grupo pode ser bastante vantajoso para os profissionais, não apenas pela resolução dos problemas assistenciais em si, mas também para terem um espaço onde possam compartilhar suas ansiedades, definir seus papéis e suas identidades. Para que isso ocorra de forma operativa, os conflitos devem ser trabalhados e resolvidos entre os envolvidos. E é nessa hora que o mediador entra em cena.

O trabalho em grupo propicia a construção de vínculos positivos e recíprocos, porém, conflitos irão surgir e devem ser resolvidos no grande grupo. Por isso é importante trabalhar alguns sentimentos modificando-os para que não ameacem o processo de trabalho. Dentre estes sentimentos os principais são: rivalidades, preconceitos, resistência às mudanças.

Mas a modificação dessas atitudes extrapola a capacidade de intervenção do mediador do grupo. O que ele pode fazer é identificar os problemas, mostrá-los ao grupo e oportunizar momentos de resolução destes. Mas as transformações dependem dos indivíduos e de suas motivações, e para que essas modificações sejam efetivas é preciso desenvolver algumas competências que serão vistas a seguir.

Miranda, Coelho e Moré

Tópico 3 - página:
Próximo
Tópico