A equipe NASF de Itapajé/CE está constituída por assistente social, psicólogo, profissional de educação física, nutricionista, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

As primeiras ações implementadas foram focadas na promoção da saúde infantil, desenvolvendo-se ações educativas e de lazer voltadas a esse público, como rodas de leitura, brinquedos infantis e apresentações de teatro pelas próprias crianças envolvidas.
Link:
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o Projeto de Saúde no Território desenvolvido em Itapajé/CE.
Em sua dissertação de mestrado, Oliveira (2007) desenvolveu, em conjunto com equipes de Saúde da Família de um Centro de Saúde de Campinas/SP e estudantes do curso de graduação em Medicina da UNICAMP, um Projeto Terapêutico Singular (PTS) Coletivo, direcionado a um grupo de famílias em situação de vulnerabilidade, moradoras de um supermercado em ruínas. Tal proposta, metodologicamente, apresenta-se bastante parecida com a ideia do Projeto de Saúde do Território e, por isso, é trazida para apresentação nesta Unidade.
Desta nova visão, identificaram que quase a totalidade das mulheres não possuía qualquer tipo de qualificação profissional e buscaram na comunidade a existência de diversos cursos profissionalizantes que pudessem ser acessíveis a esta população, o que ocasionou mudança de foco central do PTS coletivo.
Neste processo, o desenrolar das atividades, acompanhado de um movimento de discussão aprofundada, vai descortinando novas possibilidades em função da capacidade cada vez mais ampliada da análise conjuntural da equipe sobre o caso e sobre seu próprio território. Para o autor, é desse modo que os profissionais transitam da sensação de impotência inicial ao desafio, e deste ao Projeto.
Verdi, Freitas e Souza