- Giardia lamblia
- Entamoeba histolytica
As enteroparasitoses constituem um sério problema de Saúde Pública nos países em desenvolvimento e apresentam forte ligação com situações de más condições sanitárias e socioeconômicas (BASSO et al., 2008; OSTAN et al., 2007).
Clique nas abas abaixo para conhecer os parasitas mais prevalentes nas crianças pré-escolares e escolares, em nosso meio.
Protozoários
Helmintos
Clique nas abas abaixo para conhecer a abordagem clínica e terapêutica das verminoses." antes das abas clinica, diagnóstico e tratamento.
Manifestações Clínicas
- Forma assintomática
- Forma sintomática: com sintomas gastrointestinais inespecíficos (dor abdominal, vómitos e diarreia), frequentemente associados a perda de peso.
O parasitológico de fezes, conhecido como "EPS", é o exame laboratorial que nos ajuda a diagnosticar as principais verminoses na atenção básica, permitindo a detecção de ovos, quistos ou trofozoítos. A coleta das fezes deve ser feita se possível em três dias consecutivos, para aumentar sua sensibilidade.
O tratamento das verminoses pode ser organizado em 2 partes:
1) Medidas orientadoras e preventivas
2) Tratamemto medicamentoso: as opções terapêuticas são variadas na maior parte das patologias. Os derivados benzimidazóis (mebendazol, albendazol) são o grupo de fármacos mais amplamente utilizado, devido à sua elevada eficácia e comodidade de administração.
Protozoários
- Giardia lamblia
- Entamoeba histolytica
Helmintos
- Nemátodes:
1)Enterobius vermicularis
2)Ascaris lumbricoides
3)Trichuris trichiura
4)Ancilostomas(ancylostomas duodenalis)
- Cétodes:
1)Ténias(T. saginata, T. solium)
- Tremátodes:
1)Schistosomas
Referências
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/174.pdf