Afecções dermatológicas

O recém-nascido é mais susceptível às lesões e infecções dermatológicas, pois sua pele é mais fina e menos pilosa que a do adulto. Aqui, abordaremos algumas das afecções mais encontradas nos recém-nascidos e lactentes.

Monilíase oral (candidíase)

A candidíase oral é conhecida popularmente como “sapinho” e se caracteriza por placas brancas removíveis na mucosa oral ou por placas vermelhas no palato. Clique aqui e veja uma imagem da monilíase oral.

Essa micose é causada pela Candida sp. (principalmente a Candida Albicans) e seu diagnóstico costuma ser fechado com o exame físico, já que consiste em uma entidade bastante característica. Sua evidência clínica está relacionada a três fatores gerais: estado imunológico do hospedeiro, resistência à Candida Albicans e meio ambiente da mucosa bucal. Desse modo o médico deve investigar as causas desse desequilíbrio e solicitar apoio do dentista da equipe para avaliar as condições de saúde bucal do bebê.

O tratamento da candidíase bucal requer a utilização de antifúngicos locais e higiene bucal. Nistatina tópica pode ser utilizada (suspensão ou tablete - 500.000 a 1 milhão UI) de 3 a 5 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias (BRASIL, 2010). Todavia, a doença também pode ser tratada com medicamentos sistêmicos, tais como o cetoconazol, miconazol, e nistatina quando a infecção fúngica for extensa.