Outros agravos prevalentes na criança

Outros agravos também são muito comuns na criança, como icterícia, distúrbios gastrointestinais, desnutrição, afecções de pele, doenças respiratórias e febre de origem indeterminada.

Acompanhe abaixo informações importantes sobre icterícia neonatal:

Definição

A icterícia neonatal deve ser conhecida e rapidamente identificada, pois é a doença mais comum do período neonatal, acomete a maioria dos recém-nascidos e se trata de uma situação grave, que exige manejo imediato.

Características

Caracteriza-se pela coloração amarelada da pele e das escleróticas do recém-nascidos, que ocorre quando os níveis de bilirrubina total sérica passam de 5mg/dL.

Causas

A icterícia pode ser causada por diversas situações: quando ocorre nas primeiras 24h de vida, provavelmente é causada por hemólise; já entre 24h e 10 dias de vida, é geralmente fisiológica, causada por dificuldade de adaptação; após 10 dias de vida, deve-se pensar em patologias já existentes.

Diagnóstico

O diagnóstico de icterícia neonatal é feito pela anamnese e exame físico para observação da coloração da pele, a qual se encontra amarelada. Lembrar que esse exame deve ser feito à luz natural, para evitar influência sobre a observação da pele da criança (SILVA, 2011).

Exames complementares

São necessários para definir a causa da icterícia e não concernem à Atenção Básica, bem como o respectivo manejo da icterícia neonatal. A criança deve ser encaminhada para o hospital de referência (BRASIL, 2013).