Apresentação
-
Os serviços de saúde historicamente se organizaram para o cuidado de pacientes com morbidades isoladas. Entretanto, em razão das mudanças demográficas ocorridas nas últimas décadas, há uma forte tendência ao aumento da prevalência de pacientes com multimorbidade.
A multimorbidade está frequentemente acompanhada de polimedicação, ou polifarmácia. Neste curso será adotado majoritariamente o segundo termo, polifarmácia, pois é o mais encontrado nas referências utilizadas e é o único termo que possui um descritor no MeSH - Medical Subject Headings, da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, base do PUBMED. No DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, da BIREME, é encontrado o termo polimedicação.
-
Veja em:
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Descritores em Ciências da Saúde. Disponível em: < http://decs.bvs.br/ >National Center for Biotechnology Information (NCBI) Medical Subject Headings (MeSH) < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh >
Os profissionais de saúde, em particular aqueles na Atenção Básica à Saúde, responsáveis pelo acesso de primeiro contato, pelo cuidado longitudinal, pela integralidade em suas ações e pela coordenação de cuidados, precisam desenvolver as competências necessárias para o cuidado dessa população.
Assim, o objetivo do curso é qualificar os profissionais médicos da Atenção Básica à Saúde, preferencialmente atuantes em programa de provimento de profissionais para áreas remotas ou periféricas, no formato a distância, para identificação, avaliação, cuidado e organização do serviço de saúde para pacientes com multimorbidade.
-
Espera-se que, ao final do curso, os profissionais possam:
- desenvolver habilidades clínicas ligadas à identificação, avaliação e definição de planos de cuidados adequados para pacientes com multimorbidade;
- estar preparados, nas características dos serviços de Atenção Básica à Saúde, para incorporar as ações das equipes de saúde que são mais apropriadas para o cuidado dos pacientes com multimorbidade;
- estar mais instrumentalizados com recursos que auxiliem na avaliação da polifarmácia, no risco de interações medicamentosas e que sirvam de parâmetro no processo de desprescrição.
Este curso está dividido em três unidades:
- Unidade 1 - Trabalho em equipe e coordenação de cuidados para pessoas com multimorbidade – 10 horas
- Unidade 2 - Manejo clínico: cuidado à pessoa com multimorbidade – 20 horas
- Unidade 3 - Cuidado à pessoa com polifarmácia – 15 horas
-
Em cada unidade, serão apresentadas bases conceituais e recursos sob a forma de discussão de casos clínicos.
Um processo de autoavaliação, por meio de atividades, acompanhará cada unidade.
Ao final do curso, o aluno que quiser obter o certificado de conclusão poderá submeter-se a uma avaliação somativa, cujo valor total é 100 pontos, assim distribuídos:
- Unidade 1 - Trabalho em equipe e coordenação de cuidados para pessoas com multimorbidade – 25 pontos
- Unidade 2 - Manejo clínico: cuidado à pessoa com multimorbidade – 40 pontos
- Unidade 3 - Cuidado à pessoa com polifarmácia – 35 pontos
São necessários 60 pontos para a aprovação.
Esperamos que, ao final deste curso, seus estudos tenham-lhe atualizado conceitos e indicado recursos e futuras referências para o cuidado de pessoa com multimorbidade e polimedicamentos.
Bom trabalho!
ATENÇÃO: ATUALIZE-SE
Novos protocolos editados por autoridades sanitárias, pesquisas e experiências clínicas indicam que atualizações e revisões nas condutas clínicas são necessárias. Os autores e os editores desse curso fundamentaram-se em fontes seguras no sentido de apresentar evidências científicas atualizadas para o momento dessa publicação. Leitores são, desde já, convidados à atualização. Essas recomendações são especialmente importantes para medicamentos e protocolos de atenção à saúde.
Conheça outras publicações disponíveis em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/