Caso clínico 3
Jennifer: Minha pressão nunca subiu, nem agora na gravidez

  • ­
    Síntese

    Paciente portador de múltiplas doenças crônicas sem repercussão funcional, com baixa adesão às medidas terapêuticas propostas em razão dessas condições e com elevada frequentação da unidade de saúde em razão de sintomas inespecíficos e autolimitados.

    Objetivo

    O caso ilustra uma situação típica em que o paciente tem outras necessidades de saúde percebidas, outras prioridades, distintas de suas doenças crônicas, muito frequentemente assintomáticas, que costumam ser elencadas como prioridade pelo profissional de saúde. Ressalta o impacto negativo que uma abordagem excessivamente centrada nas doenças pode ter para a relação médico paciente e, consequentemente, para o cuidado à saúde dos pacientes com multimorbidade.

  • Jennifer tem 35 anos de idade e está em sua primeira gestação. No momento encontra-se com 29 semanas de idade gestacional. Já está bem ansiosa para o nascimento do primeiro filho, que foi muito desejado por ela e pelo esposo, Roberto.

    O casal vem se preparando para o nascimento da criança e tudo tem transcorrido bem até então. Mas Jennifer já sente o peso da gravidez, especialmente no trabalho. Ela trabalha como vendedora em uma papelaria e fica muito tempo em pé durante o expediente. Em geral, tem terminado os dias bem cansada e, frequentemente, com lombalgia.

    Numa dessas ocasiões, quando estava com uma lombalgia intensa ao final do expediente da sexta-feira, resolveu procurar uma unidade de saúde para ser avaliada. Já passava das 20 horas e o CS Jardim Europa já havia encerrado suas atividades naquele dia. Assim, foi preciso procurar atendimento na UPA.

  • Chegando à unidade, Jennifer se deparou com uma recepção bem cheia e tumultuada. Cerca de 40 minutos depois, foi atendida na triagem e ficou aguardando o atendimento médico. Então, após mais 1 hora e 30 minutos de espera, com bastante dor lombar e já esgotada após o longo dia de trabalho e a espera pelo atendimento, é chamada para o atendimento médico.

  • Na consulta se identifica que não há nenhum sinal de alarme relacionado à lombalgia e nem mesmo há indícios de radiculopatia. Assim, são orientados cuidados gerais, alongamentos e a prescrição de naproxeno 500 mg, 1 comp. de 12 em 12 horas, para ser usado por 5 dias. Porém, a pressão arterial foi aferida em 140/90 no momento do atendimento médico. Em razão disso, foi prescrito enalapril 20 mg, 1 comp. por dia.

  • Nos dias que se seguiram, a lombalgia melhorou consideravelmente. Como não estava sentindo nada, Jennifer preferiu não começar a usar o enalapril. Nunca havia apresentado elevação dos níveis pressóricos anteriormente, tanto antes da gravidez como nas consultas de pré-natal. Achou estranho que sua pressão estivesse alterada. Resolveu procurar sua equipe de saúde da família no CS Jardim Europa na segunda-feira, logo pela manhã.

  • O que deveria ser feito de forma imediata?

    Comparar Resposta

    Esta atividade não é pontuada, tem o intuito de acompanhar a aprendizagem. Não é necessário realizá-la novamente.
    Tendo respondido, conclua a atividade e continue seus estudos!

    Comentários:

    O enalapril deve ser suspenso imediatamente, pois é contraindicado na gravidez. Tal situação ilustra a importância de rever sistematicamente as medicações em uso a cada consulta. Não é raro que, no intervalo entre consultas, a pessoa tenha começado a usar um novo medicamento prescrito em outro serviço de saúde ou mesmo como automedicação.

  • Como evitar que essas situações ocorram no cuidado às pessoas com multimorbidade?

    Comparar Resposta

    Esta atividade não é pontuada, tem o intuito de acompanhar a aprendizagem. Não é necessário realizá-la novamente.
    Tendo respondido, conclua a atividade e continue seus estudos!

    Comentários:

    É sempre importante zelar pelo registro adequado das informações dos pacientes. Especialmente no caso das pessoas com multimorbidade, que tendem a fazer uso de um grande número de medicações e realizar exames complementares com maior frequência.