Atenção Integral à Saúde da Criança

AReferência à Atenção Secundária e Terciária e Contrarreferência à Atenção à Saúde da Criança

Créditos

páginas:

Principais Fatores e Encaminhamentos

É importante destacar que crianças que serão submetidas a procedimentos cirúrgicos, quimioterapia ou transplantes, devem passar por preparo pré-operatório através da adequação do meio bucal, com o objetivo de eliminar focos de infecção que são prejudiciais para o período de recuperação.

Além disso, é necessário que você conheça também os critérios de encaminhamento das crianças aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Agora, portanto, você verá situações encontradas no cotidiano da clínica odontológica, que são indicadas para encaminhamento aos serviços de referência. Fique atento!

Ao detectar fatores que impliquem necessidade de encaminhamento ao serviço especializado de tratamento de crianças na unidade de saúde, alguns cuidados deverão ser tomados. Primeiramente, as crianças devem receber minimamente ações para controle de infecção bucal (com adequação do meio bucal), incluindo remoção de fatores retentivos de placa bacteriana, raspagem, alisamento e polimento supragengival.

 

Saiba Mais

Você pode complementar seus conhecimentos por meio das seguintes leituras:

PINTO, V. G. Saúde bucal coletiva. 5. ed. Santos: São Paulo, 2008.

Clique aqui e acesse o capítulo 5 do Cadernos de Atenção Básica, n. 17 do MS, você encontra as recomendações para a referência e contrarreferência aos CEO, assim como os fluxogramas de diagnóstico e encaminhamentos.

Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo

Tópico 1 - páginas:
Próximo
Tópico