Além de desenvolver um trabalho, de caráter permanente, integrado ao planejamento escolar, é importante que os profissionais tenham o cuidado de planejar as ações e cumprir as metas estabelecidas.
A atuação permanente dos profissionais de saúde na escola promove o vínculo com os alunos e suas famílias. O vínculo, por sua vez, abre caminho para as ações de educação em saúde realizadas em outros espaços e inclusive pode facilitar a interação com a criança, mesmo quando esta precisa de intervenções clínicas mais invasivas. Durante a consulta individual da criança, por exemplo, o dentista pode relembrar as informações que já foram trabalhadas na escola para auxiliar na orientação da técnica de escovação.
Outro benefício da atuação permanente é a longitudinalidade do cuidado, uma vez que a frequente inserção na escola facilita o acompanhamento das crianças. A consolidação do trabalho nos colégios, juntamente com outras ações coletivas, promove uma associação positiva em relação à odontologia por parte das crianças e suas famílias. Isso significa que o dentista deixa de ser o profissional a ser acionado quando a criança apresenta dor ou alguma necessidade de intervenção evidente e passa a ser um profissional associado à ideia de cuidado.
Saiba Mais
Para obter outras informações sobre esses aspectos, você pode consultar o seguinte material:
BONECKER, M.; SHEIHAM, A. Promovendo saúde bucal na infância e adolescência: conhecimentos e práticas. São Paulo: Santos, 2004.
Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo