Atenção Integral à Saúde da Criança

Ações Coletivas Voltadas à Promoção da Saúde da Criança à Prevenção de Doenças Bucais na Infância

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Princípios e Estratégias Metodológicas para as Atividades de Educação em Saúde

Fazendo uma pesquisa rápida na internet, você pode encontrar uma série de estratégias metodológicas para utilizar nas escolas.

Mas qual é mesmo o objetivo da atividade?

E em que medida ela vai contribuir para a ampliação do conhecimento ou para a sensibilização dos alunos em relação a importância dos cuidados com sua saúde bucal?

De acordo com os PCN, a educação em saúde requer a adoção de abordagens metodológicas que permitam ao aluno identificar problemas, levantar hipóteses, reunir dados, refletir sobre situações, descobrir e desenvolver soluções comprometidas com a promoção e a proteção da saúde pessoal e coletiva e principalmente aplicar os conhecimentos adquiridos, isso precisa se repetir na atuação dos cirurgiões dentistas junto à população.

Dessa forma os profissionais devem utilizar metodologias que promovam a participação ativa do aluno, valorizando seu conhecimento prévio sobre o tema e permitindo que ele produza uma leitura própria das informações que recebe. No entanto, além da adequação dos recursos metodológicos, é importante que o profissional de saúde tenha conhecimentos básicos sobre estratégias de comunicação utilizadas na coordenação de grupos. Alguns exemplos são:

• valorizar as dúvidas e as considerações dos alunos;

• resgatar e relacionar as falas;

• incentivar a participação por meio de questionamentos ao grupo;

• realizar um fechamento da atividade.

Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo

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