Algumas sugestões de estratégias para trabalhos com crianças:
Como você pode observar, as possibilidades são inúmeras. Mas a realização das atividades dependerá dos recursos disponíveis, da criatividade e das habilidades dos profissionais de saúde e dos educadores envolvidos. Como foi mencionado anteriormente, independentemente da estratégia escolhida, o moderador da atividade deve ter sempre em mente os objetivos propostos.
Algumas das atividades citadas envolvem a produção de textos, desenhos, maquetes e outros materiais pelos alunos. Embora não seja papel do profissional de saúde realizar a avaliação desses trabalhos, é importante destacar que ela pode trazer contribuições ao planejamento das ações.
Vale enfatizar, portanto, que a produção dos alunos é uma importante amostra do nível de compreensão sobre o tema trabalhado. A partir da avaliação dessa produção, o profissional de saúde terá subsídios para estruturar o planejamento das próximas atividades, definindo os conteúdos e o nível de profundidade em que devem ser abordados.
Lembre-se de que, além das atividades educativas propriamente ditas, a educação em saúde deve permear todas as ações desenvolvidas na escola. Durante uma atividade de aplicação de flúor, por exemplo, você pode auxiliar a criança a identificar os primeiros molares permanentes, reforçando a importância da higienização.
Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo