Atenção Integral à Saúde da Criança

Ações Coletivas Voltadas à Promoção da Saúde da Criança à Prevenção de Doenças Bucais na Infância

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Atividades em Escolas e Creches

Mas, mesmo com esses avanços conceituais nas áreas da saúde e da educação, a relação entre a odontologia, os cursos de formação de cirurgiões dentistas e as escolas ainda tem muito a amadurecer.

Saiba Mais

Clique aqui para saber mais sobre as ações de prevenção, você pode consultar o seguinte material:

MOYSÉS, S. T. A importância das ações de prevenção e promoção à saúde bucal para a comunidade escolar.

Revista Brasileira Saúde da Família, Brasília, ano 9, n. 20, 10 fev. 2008.
Clique aqui e acesse a Revista Brasileira Saúde da Família.

Retornando ao modelo tradicional das ações pontuais de saúde bucal nas escolas, podemos citar como obstáculos para a sua superação a fragmentação das ações da equipe de saúde, a falta de um tempo destinado ao planejamento local de saúde e o despreparo dos profissionais envolvidos.

Outro fato importante é que a escola, por apresentar-se como campo de estágio para várias profissões que acabam apresentando diferentes tipos de projetos, acaba por ficar sobrecarregada, passando a assumir uma quantidade crescente de responsabilidades e cobranças. Além disto, as metodologias utilizadas pelos responsáveis por esses projetos nem sempre são apropriadas e acabam por desestimular alunos, professores e até mesmo os próprios profissionais.

Então como podemos mudar este panorama? A atuação em equipe interdisciplinar e intersetorial no contexto da atenção básica representa para a odontologia a possibilidade de ressignificar as ações de saúde bucal nas escolas, creches e comunidade.

 

Saiba Mais

Você pode pesquisar outras práticas pedagógicas de educação em saúde a seguir:

Clique aqui e acesse Caderno de educação em saúde: um guia para educadores e profissionais de saúde.

Clique e acesse Práticas pedagógicas de educação em saúde:
Parte 1 aqui
Parte 2 aqui

A superação desse modelo descontextualizado da realidade escolar, que possui impacto limitado, exige que os profissionais da equipe de saúde bucal, além de conhecer os recursos metodológicos que podem ser empregados nas ações com os escolares, fiquem atentos a alguns princípios que a norteiam. A seguir disponibilizam-se princípios e estratégias para atividades educativas.

Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo

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