Atenção Integral à Saúde da Criança

Ações Coletivas Voltadas à Promoção da Saúde da Criança à Prevenção de Doenças Bucais na Infância

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Princípios e Estratégias Metodológicas para as Atividades de Educação em Saúde

Algumas sugestões de estratégias para trabalhos com crianças:

Como você pode observar, as possibilidades são inúmeras. Mas a realização das atividades dependerá dos recursos disponíveis, da criatividade e das habilidades dos profissionais de saúde e dos educadores envolvidos. Como foi mencionado anteriormente, independentemente da estratégia escolhida, o moderador da atividade deve ter sempre em mente os objetivos propostos.

Algumas das atividades citadas envolvem a produção de textos, desenhos, maquetes e outros materiais pelos alunos. Embora não seja papel do profissional de saúde realizar a avaliação desses trabalhos, é importante destacar que ela pode trazer contribuições ao planejamento das ações.

Vale enfatizar, portanto, que a produção dos alunos é uma importante amostra do nível de compreensão sobre o tema trabalhado. A partir da avaliação dessa produção, o profissional de saúde terá subsídios para estruturar o planejamento das próximas atividades, definindo os conteúdos e o nível de profundidade em que devem ser abordados.

Lembre-se de que, além das atividades educativas propriamente ditas, a educação em saúde deve permear todas as ações desenvolvidas na escola. Durante uma atividade de aplicação de flúor, por exemplo, você pode auxiliar a criança a identificar os primeiros molares permanentes, reforçando a importância da higienização.

Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo

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