Saúde Comunitária era o nome de um programa de rádio, que nasceu em 2004, com a intenção de se inserir na tradição dos meios de comunicação de massa. Foi concebida inicialmente na cidade de Curitiba (PR).
A essência do projeto era o desenvolvimento de um programa educativo, utilizando rádios comunitárias e rádios livres. Na época, foi produzido na Secretaria de Comunicação Social da prefeitura de Curitiba e distribuído sem custos para dez estações de rádios comunitárias e livres do Brasil.
Alguns servidores atuavam apenas em pesquisas de opinião e no desenvolvimento dos temas e não necessariamente à frente dos microfones. Conforme o tema, outros profissionais e principalmente pessoas da comunidade eram convidados a falar, pois a intenção era criar um diálogo entre o saber popular e o saber dos trabalhadores da saúde.
O propósito do projeto foi partilhar informações com a população e com os servidores, mobilizando e suscitando a participação em atividades presenciais, divulgar serviços, contribuir com a conscientização dos servidores quanto ao trabalho, discutindo questões relativas ao protagonismo e à cidadania da população (PRADO et al., 2011).
Reibnitz Jr., Freitas, Ramos, Tognoli, Amante, Cutolo, Padilha e Miranda