Atenção Integral à Saúde da Criança

Experiências exitosas do trabalho interdisciplinar na atenção básica

Créditos

página:

Grupo domiciliar de aleitamento materno para as
famílias da comunidade da Vila Vintém

Discutir com a população a importância e promover a amamentação entre as moradoras da Vila Vintém: um desafio ao qual se dedicam sete Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) desde a constatação do desmame precoce (BRASIL, 2008a).

Um dos principais objetivos desse trabalho com cada mãe é disseminar o conhecimento sobre este tema para cada uma das 4.323 famílias da comunidade e fomentar a participação delas no processo da amamentação:

“Procuramos conscientizar todos os familiares de que esta não é uma atividade isolada da mulher e incentivamos os pais a participarem desse momento importante tanto na vida de suas companheiras como na vida de seus filhos”. “[...] às vezes, não têm ninguém para ajudar a olhar os filhos. Então, dessa forma (com o atendimento domiciliar), funciona melhor. Antes só falávamos com as mães, e agora, com o trabalho domiciliar, conseguimos envolver todos os que estão presentes nas casas na hora das visitas”, afirma uma ACS.

“Eles (os pais) estão participando mais e até mesmo ajudam a mulher a, por exemplo, pegar a criança de forma mais correta, alguns até mesmo já chegaram pra mim perguntando como é que se faz o armazenamento adequado do leite materno”, relata uma profissional da equipe.

A pega do bebê e o correto posicionamento da mãe estão entre as maiores dificuldades observadas pela equipe, aliadas ao ingurgitamento mamário. Essa observação foi feita pela equipe durante todo um período de visitas domiciliares, de outubro de 2007 a fevereiro de 2008. Outros efeitos buscados são a diminuição da morbimortalidade infantil e o aumento do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida da criança. Conforme demonstra o consolidado dos indicadores da Saúde da Família na Vila Vintém, a média do primeiro semestre de 2008, de aleitamento exclusivo, entre as crianças de zero e três meses e 29 dias, é de 88,30%, chegando ao pico de 91,38% em março. Esse trabalho começa quando as mulheres estão no período de gestação, a porcentagem de crianças pesadas ao nascer é de 100%.

Anders, Boehs, Souza

Tópico 1 - página:
Próximo
Tópico