Atenção Integral à Saúde da Mulher

Atenção Integral À Saúde da Mulher no Planejamento Familiar

Créditos

páginas:

Atenção Integral à Saúde da Mulher no Planejamento Familiar

A atuação de todos os trabalhadores da saúde, especialmente daqueles que atuam na Atenção Básica, como os profissionais das Equipes de Saúde da Família e do NASF, deve estar pautada por princípios como a cidadania, o respeito aos direitos dos cidadãos e a integralidade da atenção.

A assistência de enfermagem em planejamento familiar deve ser parte integrante do conjunto de ações da equipe de saúde da atenção básica, direcionadas à saúde da mulher, do homem, do casal e da família, dentro de uma visão de atendimento integral à saúde. O respeito aos direitos sexuais e reprodutivos deve ser a base ética-política dessa assistência.

Tais princípios devem guiar a atuação não só do enfermeiro, mas de todos os profissionais de saúde. Neste sentido, o Ministério da Saúde define como competência dos profissionais nos serviços de Planejamento Familiar a assistência à concepção e contracepção, cabendo ao Estado assegurar todos os métodos contraceptivos seguros e eficazes, respeitando a escolha dos indivíduos.

Dessa forma, a rede de serviços de planejamento familiar deve ofertar aos indivíduos os métodos contraceptivos que são autorizados e disponibilizados pelo Sistema de Saúde brasileiro.

No Brasil, os principais métodos contraceptivos utilizados na atualidade, tanto por mulheres como por homens, são a pílula (hormonal combinada) e a camisinha masculina, o que evidencia uma mudança do padrão de anticoncepção, pois há uma década os anticoncepcionais orais combinados e a esterilização predominavam.

A progressiva redução da taxa de fecundidade total no Brasil impacta diretamente na mudança do perfil demográfico da população brasileira.

Durante o estudo desta unidade, aprofundaremos nossos conhecimentos para, então, perceber quais fatores nos levam a exercer a atenção integral em planejamento familiar nas equipes de saúde da família e na rede de Atenção Básica.

Santos, Zampieri, Oliveira, Carcereri, Correa, Tognoli e Freitas

Tópico 1 - páginas: