Atenção Integral à Saúde da Mulher

Atenção Integral À Saúde da Mulher no Planejamento Familiar

Créditos

página:

Indicadores de taxa de fecundidade no Brasil

No passado, os elevados valores das taxas brutas de natalidade no Brasil oscilavam entre 45 e 50 nascimentos por mil habitantes por ano, e as taxas de fecundidade total, que variavam entre 7 e 9 filhos em média por mulher, refletiam a prevalência de uma concepção de família numerosa, típica de sociedades agrárias e precariamente urbanizadas e industrializadas (IBGE, 2009a).

O gráfico apresentado a seguir mostra as taxas de fecundidade e a evolução da taxa de fecundidade total nas grandes regiões no Brasil no período de 1940-2010 (IBGE, 2010).

Figura 1: Taxas de fecundidade no Brasil, 1940-2010.
Fonte: IBGE, 2010.

Alguns autores salientam que a baixa fecundidade isoladamente não significa que todos os direitos reprodutivos estejam presentes, nem que os sistemas de saúde sejam responsivos em relação à saúde reprodutiva (condições de vida sexual satisfatória e segura), mesmo daqueles grupos considerados mais vulneráveis.

Vimos que o Planejamento Familiar no Brasil completou cinquenta anos em 2008 e que as taxas de fecundidade em nosso país, que já estavam em patamares baixos por volta do ano 2000, confirmam a tendência de declínio no período de 2002 a 2006 (IBGE, 2002). Pesquisas sobre Demografia e Saúde focalizando a criança e a mulher vêm sendo realizadas sistematicamente a cada dez anos e seus resultados permitem comparações nacionais e internacionais.

Santos, Zampieri, Oliveira, Carcereri, Correa, Tognoli e Freitas

Tópico 2 - página:
Próximo
Tópico