Os principais métodos anticoncepcionais utilizados na atualidade são o condom masculino e os contraceptivos hormonais orais combinados. Considera-se que, progressivamente, os enfermeiros e demais profissionais que atuam na atenção básica devam ser instrumentalizados para a adequada e segura técnica de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).

A anticoncepção Hormonal Combinada (ACHC) é um desses métodos. Nos últimos anos, as doses hormonais dos anticoncepcionais têm diminuído gradativamente, com o surgimento de novos progestágenos mais seletivos, além de novas vias de administração. A orientação de uso deste método contraceptivo deverá levar em consideração alguns fatores. Acompanhe:
Mas há contraindicações absolutas ao uso de ACHC:

São componentes da anticoncepção hormonal combinada (ACHC):
O componente estrogênico mais utilizado nos anticoncepcionais orais é o etinilestradiol, enquanto que nos anticoncepcionais injetáveis os estrogênios são naturais, como o valerato de estradiol;
O componente progestínico dos anticoncepcionais hormonais é composto por agentes sintéticos derivados da 17 – hidroxiprogesterona; e pelos derivados da 19 -nortestosterona ou da espironolactona. Os progestágenos mais usados são: levonorgestrel, noretindrona, acetato de ciproterona, desogestrel e gestodeno.
Santos, Zampieri, Oliveira, Carcereri, Correa, Tognoli e Freitas