Atenção Integral à Saúde da Mulher

Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa

Créditos

páginas:

Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa

Certamente você já ouviu na mídia que, na população do Brasil, o número de pessoas na terceira idade está aumentando. Escutou, viu ou leu que as mulheres têm uma expectativa de vida maior que os homens; que é necessário desenvolver atividades com essa parcela da população com vistas à promoção da qualidade de vida no processo de envelhecimento, dando ênfase à atenção aos principais distúrbios físicos, psicossomáticos e socioculturais dessa faixa etária. Esses distúrbios devem ser abordados na perspectiva da vigilância à saúde, com necessária construção de protocolos de atividades (BRASIL, 2010).

No dia a dia da unidade de saúde, nas consultas e no diálogo com as mulheres, é comum o relato de menopausa ou que são frequentes os calorões devido à idade. Mas, você já estudou profundamente sobre o tema?

Já se questionou acerca dos conceitos de menopausa e climatério? Tem alguma mulher próxima a você que esteja vivenciando esses períodos? Vizinhas, tias, mães, colegas de trabalho? Na unidade de saúde, existe algum serviço que contemple essa questão? Na universidade, este tema foi debatido? O que você leu a respeito?

Na prática:

Dialogue com alguma mulher na faixa de idade dos 45 anos ou mais a respeito e veja o que ela sabe sobre climatério e sobre cuidados que pode realizar.

Depois disso, convidamos você a estudar um pouco mais e a refletir sobre essa temática.

Santos, Zampieri, Oliveira, Carcereri, Correa, Tognoli e Freitas

Tópico 1 - páginas: