O sistema nervoso central (SNC) coordena e organiza as funções de todos os demais sistemas corpóreos.
O sistema nervoso é um conjunto coordenado e em constante interação, possibilitando a integração das habilidades, como pensar, agir, sentir, locomover-se, etc., a um só tempo.
Agora, sugerimos que você faça uma revisão sobre a fisiologia do sistema nervoso central e periférico.
Anote os pontos principais, aqueles que ajudarão você a compreender o funcionamento do sistema nervoso. Assim poderemos continuar nosso estudo com um melhor aproveitamento.
Muitas são as doenças do sistema nervoso, no entanto abordaremos apenas o acidente vascular encefálico, pois suas sequelas levam a incapacidades que, em muitas vezes, repercutem diretamente na atenção à saúde na Atenção Básica.
O acidente vascular encefálico (AVE), também conhecido como derrame, é uma diminuição súbita da circulação cerebral em um ou mais vasos sanguíneos que suprem o cérebro. Com isto, o aporte de oxigênio é interrompido ou diminuído, provocando lesão ou necrose grave nos tecidos cerebrais. Consiste numa das principais causas de incapacidade neurológica e pode atingir pessoas em qualquer idade, embora afete principalmente idosos. Suas causas básicas são a trombose, o embolismo e a hemorragia.
O tratamento engloba atendimento de urgência em nível hospitalar e reabilitação física, no âmbito da Atenção Básica, com a incorporação de regimes dietéticos e medicamentos, com o objetivo de diminuir os fatores de risco, auxiliando a pessoa após o AVE e seus familiares a se adaptarem aos déficits específicos, como o possível comprometimento da fala e a paralisia corporal parcial ou total. A terapia medicamentosa inclui trombolíticos, anticonvulsivantes, laxantes, corticosteroides, anticoagulantes e analgésicos. A terapia não medicamentosa inclui o apoio psicológico, a fonoterapia e a fisioterapia motora.
Link
Clique aqui e acompanhe as iniciativas governamentais das Secretarias de Saúde de Santa Catarina e de Florianópolis na promoção da saúde e de apoio à cessação do hábito de fumar.
Na sua comunidade, qual o principal problema de saúde da população adulta? Hipertensão arterial sistêmica? Diabetes mellitus? Doenças respiratórias? Você e sua equipe já conversaram sobre qual a prioridade no território onde atua? E sobre a possibilidade de articular ações com os profissionais do NASF ou outros setores? Reflita, discuta, identifique as necessidades regionais e possibilidades de atuação, com os profissionais da Atenção Básica e os demais envolvidos.
Reibnitz Jr., Freitas, Ramos, Tognoli, Amante, Cutolo, Padilha e Miranda