Membros da equipe de saúde podem atuar de forma colaborativa com os idosos garantindo a sua segurança e o uso apropriado dos medicamentos, ensinando formas alternativas de reconhecer o nome e o modo de ingeri-los, utilizando como referência símbolos e práticas do cotidiano do idoso para facilitar, por exemplo, a memorização do horário do medicamento. O farmacêutico do NASF pode auxiliá-lo neste procedimento.
As reações farmacológicas adversas na cavidade bucal
A cavidade bucal é comumente acometida por reações farmacológicas adversas, embora muitas vezes estes distúrbios passem despercebidos tanto pelos profissionais da saúde como pelos indivíduos acometidos. Isto se torna evidente quando a população idosa é avaliada. Suas peculiaridades fisiológicas, patológicas e sociais podem fazer com que as condições bucais fiquem em segundo plano.
Esta informação deve ser compartilhada com o idoso, pois os sintomas devem persistir no caso da continuidade do tratamento medicamentoso. Por outro lado, com a suspensão do medicamento, a remissão é gradativa, podendo levar até aproximadamente 8 semanas.
Martini, Mello, Xavier, Botelho, Massignam