A carga viral, o genótipo e o fenótipo viral.
Fatores virais
Fatores maternos
Fatores comportamentais
Fatores obstétricos
Fatores inerentes ao recém-nascido
Aleitamento materno
Fatores virais
A carga viral, o genótipo e o fenótipo viral.
Fatores maternos
O estado clínico e imunológico, a presença de DST e outras coinfecções, bem como o estado nutricional materno.
Fatores comportamentais
Como o uso de drogas e a prática sexual desprotegida.
Fatores obstétricos
A duração da ruptura das membranas amnióticas, a via de parto e a presença de hemorragia intraparto.
Fatores inerentes ao recém-nascido
Prematuridade e o baixo peso ao nascer.
Aleitamento materno
A carga viral materna elevada e o tempo prolongado de ruptura das membranas amnióticas são reconhecidos como os principais fatores associados à transmissão vertical do HIV. A carga viral nas secreções cervicovaginais e no leite materno tem se mostrado importante determinante de risco de transmissão intraparto e pela amamentação, respectivamente. Bolsa rota por mais de 4 horas aumenta progressivamente a taxa de transmissão.
Saiba mais
Saiba mais sobre os fatores de risco envolvidos na transmissão vertical do HIV acessando o site.
Atenção
A sífilis na gestação é doença de notificação compulsória desde 2005, sendo assim, é necessário identificar os casos para que possa haver ações de prevenção e controle deste agravo. Após confirmação do diagnóstico, a UBS deve preencher a ficha de notificação e remetê-la ao órgão competente de seu município.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 1. ed. rev. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. 318 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 302 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
Gianvecchio, Rosângela P. Goldberg, Tamara B. L. Fatores protetores e de risco envolvidos na transmissão vertical do HIV-1. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(2):581-588, mar-abr, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v21n2/25.pdf. Acesso em: 10/03/14.