Gráfico de incidência de câncer no Brasil

No Brasil, foram estimados em 2011, 489.270 casos novos de câncer, sendo 236.240 para o sexo masculino e 253.030 para sexo feminino. Acompanhe no gráfico abaixo a incidência de câncer nesse período de acordo com os órgãos acometidos (passe o mouse sobre as barras).

  • Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão, no sexo masculino, e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada para a América Latina.

  • Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é exatamente a parcela mais velha da população a mais atingida pelo câncer. Estima-se que 60% dos pacientes oncológicos no país tenham 65 anos ou mais e que 70% das mortes decorrentes da doença ocorram nessa fase da vida (VIEIRA, 2011).

  • Atualmente, o câncer tem sido considerado um problema de saúde pública, por sua incidência, contexto da doença, seu impacto frente ao diagnóstico, confirmação e tratamento (INCA, 2014).