Trata-se de aplicativos úteis na tabulação de dados e no cruzamento de informações de forma rápida, possibilitando aos gestores, estudantes e público em geral obter informações diversas no âmbito do SUS, sendo importante na gestão das políticas de saúde (DATASUS, 2010).
Esses dois aplicativos nos permitem, de maneira rápida e segura, realizar pesquisa de dados em fontes oficiais a partir de todos os sistemas de informações no SUS disponíveis. Para conhecer melhor esses aplicativos, você poderá acessar a página http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/ e encontrar os links Sistemas e Aplicativos e Tabulações.
O uso do TabNet é mais simples para quem não conhece muito bem a "linguagem técnica" de informática, pois as tabulações possíveis já estão disponibilizadas na internet; já o TabWin apresenta mais recursos de manipulação das tabelas, o que exigirá maior conhecimento de manipulação de arquivos DEF e CNV.
Para que você possa entender melhor o uso dessa ferramenta, vamos elaborar passo a passo as etapas de uma pequena coleta de dados sobre Nascidos Vivos para posterior análise da informação no TabNet.
Ao acessar a página http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/, clique no link Informações de Saúde seguido da opção Estatísticas Vitais. Depois selecione a opção Nascidos Vivos e, em seguida, clique no estado de sua escolha. Neste exemplo, vamos escolher o estado de São Paulo.
Ao clicar no mapa, você verá que a página do TabNet abre-se automaticamente. Nesta nova página, você deverá fazer a tabulação conforme sua necessidade. Para que isso seja possível, você deverá adotar alguns cuidados:
Vamos lá! Neste exemplo queremos saber quantas crianças nasceram de 1994 a 2007 no município de São Paulo por tipo de parto:
O resultado final dessa tabulação você pode ver a seguir:
Como você pode ver, logo abaixo da tabela há duas opções de cópia: Cópia como CSV, que irá gerar uma tabela em aplicativo de planilha eletrônica ou Cópia para TabWin, que irá gerar um arquivo para tabulação no aplicativo descrito acima.
Muitos profissionais sentem dificuldade no uso do TabNet devido às mensagens de erro obtidas. Vale salientar que, ao selecionar os dados a serem tabulados, deve-se tomar o cuidado de não fazer associações com muitas variáveis; é preferível fazer em partes e criar a cópia para planilha eletrônica, e então efetuar as tabulações possíveis.
Alguns municípios, por meio de suas equipes de Tecnologia de Informação (TI), disponibilizam tabulações prévias em TabNet. O município de São Paulo, por exemplo, o faz através da página: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/. Lá está disponível o link TabNet, à esquerda da tela, além de instruções para uso e algumas tabulações.