A Produção de Redes e de Autonomia

O uso de drogas está associado a múltiplos fatores, mas gostaríamos de enfatizar aqui um deles: a experimentação do corpo ou a amplificação dos fenômenos (ROTELLI,1992). Ela se dá pela possibilidade de se ter as sensações intensificadas, tais como as de prazer, aceleração, turvamento da consciência, relaxamento, potência, impotência, fuga, desligamento, desprendimento, continência, tudo isso no contexto das experiências sociais e das relações entre as pessoas. Esse contexto de experimentação, que assumiu no decorrer da história lugares sociais diferentes, conforme os diversos valores relacionados ao uso de drogas, ganha um significado singular dependendo das relações que os sujeitos estabelecem no mundo.

Saiba Mais

Estudiosos da psicossomática têm apontado que as experiências emocionais implicam registros no corpo, mesmo que muitas vezes esses registros não sejam percebidos. Perceba que um ato muito simples do seu corpo, como por exemplo, a respiração, pode ficar completamente alterada dependendo de seu estado emocional. Respiramos profundamente ou trancamos a respiração... A procura por substâncias químicas – drogas lícitas ou ilícitas – bem como a dependência ou não, tem relação direta com essas necessidades. Saiba mais sobre psicossomática lendo a referência: ZURBA, Magda do Canto. Psicossomática: gênese e intervenção em psicologia da saúde. In: Encontro Paranaense, Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais, XVI, XI, 2011. Anais: Curitiba, Centro Reichiano, 2011 [ISBN -978-85-87691-21-7]. Acesse aqui

Para ficar mais claro, podemos pensar em nosso cotidiano como trabalhadores da saúde. Nosso cotidiano implica uma rede de dependências que pode se tornar mais rica ou mais pobre, dependendo das circunstâncias da vida. Podemos ter uma vida muito restrita a apenas algumas dimensões, sendo a do trabalho uma delas. Mas podemos ter redes de dependência mais amplas, como aquelas ligadas a grupos de afinidade, situações de lazer, espiritualidade, projetos comunitários, políticos e outros.