O Projeto Terapêutico Singular é uma forma de organizar os processos de trabalho nos serviços de saúde. Parte-se da ideia de que precisamos compreender que a experiência do adoecer não é somente um processo biológico ou orgânico, mas é fundamentalmente uma vivência complexa de mal estar, desconforto, dor ou sofrimento.
Ela é composta pelas sensações e emoções que percebemos por meio do nosso corpo e pelos vários sentimentos, pelas ideias e pelos conhecimentos produzidos pela ciência ou divulgados pela mídia, pelos juízos e opiniões que as pessoas fazem da gente, pelas ideias e valores que nós temos de nós mesmos.
Nas nossas vidas, passamos por várias situações complicadas e, na maioria das vezes, agimos de modo a superar ou adaptar-se para seguir adiante. Há vezes em que vamos procurar ajuda de outras pessoas quando não compreendemos o que acontece conosco ou quando não conseguimos sozinhos modificar algo que gera mal estar ou estranhamento. E o serviço de saúde pode ser acionado nessas situações.

Pro = para frente, adiante e iacere = jogar, atirar.
Então, projeto significa "atirar para frente". Usamos essa palavra sempre que pensamos em uma ação futura, um plano a ser realizado, um sonho que almejamos.
Therapeia = curar, sarar, que derivou de therapon = cuidador, aquele que acompanha, que está presente.
Terapêutica é a ação de estar presente no cuidar de alguém.
Projeto Terapêutico significa, então, um plano de ação voltado ao futuro de alguém, que cuida do sofrimento que precisa ser curado ou minimizado, que acompanha e está presente na busca da realização dos sonhos de uma pessoa. Significa que as ações de hoje devem ser orientadas a pavimentar o caminho para uma vida melhor.
Dizemos Singular porque cada pessoa, família ou comunidade é o produto das interações que teve durante a sua história e contexto de vida. Como cada uma dessas histórias é única, também para constituir um projeto futuro precisamos de um plano pensado de modo muito especial, na medida justa para a pessoa ou coletivo (família/comunidade). E aqui para que seja na medida justa, o principal parâmetro de justeza é a participação da própria pessoa/família/comunidade na elaboração do PTS.
Então, o PTS seria um plano de ação com propostas para lidar com os problemas de hoje, mas pensando num futuro melhor, adequado a cada pessoa e feito junto com a pessoa.