A atenção interdisciplinar é o que sustenta a possibilidade de uma abordagem integral do ser humano compreendido na sua totalidade, ou seja, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais.

Implica que o saber de cada disciplina seja orientado para busca de soluções de problemas concretos, existentes no cotidiano do trabalho. Esses problemas, em geral, transcendem os limites e acepções formais de um campo do saber, o que vai exigir do profissional o conhecimento de outras áreas, além daqueles que já domina na sua própria.

Reflexão

Como organizar o trabalho da equipe interdisciplinar, com vistas à garantia do acesso?

Aqui, uma condição a ser ressaltada está na compreensão coletiva do objeto e da finalidade do cuidado. É essencial que a equipe tenha clareza que o centro de sua atuação é o sujeito e suas necessidades, compreendendo que “cada indivíduo constitui campo de integração e inter-relação de vários fenômenos de manifestação biopsicossocial” (BRASIL, 2003, p.31); e que o cuidado “(...) implica investir na capacidade do sujeito para operar suas próprias escolhas, seu potencial de estabelecer suas próprias normatizações pautadas em sua história e de forma singularizada” (ALVES; GULJOR, 2004, p.227).

Uma característica essencial do trabalho em equipe interdisciplinar é a democratização do processo de trabalho, por meio da participação de profissionais e usuários nas deliberações sobre a gestão do cuidado.