Relembramos que intervenção terapêutica é o tipo de intervenção reflexiva, que busca maior autonomia e corresponsabilização do usuário por suas escolhas, enquanto a intervenção disciplinar é baseada na utilização de um poder disciplinar de vigilância, punição, adestramento e docilização do sujeito (FOUCAULT, 2005).
Saiba Mais
Conheça mais detalhadamente os referenciais da Clínica Ampliada, lendo o livro de Gustavo Tenório Cunha: CUNHA, G.T. A construção da clínica ampliada na atenção básica. São Paulo: HUCITEC, 2005.O cuidado a pessoas com necessidades decorrentes do uso do álcool e outras drogas
Nas abordagens realizadas pelo Consultório na Rua de Irubiba, a equipe encontrou um grupo de pessoas dependentes de crack, que mora no meio do mato que circunda bairros periféricos, ou seja, em vazios urbanos. As mulheres do grupo costumam se prostituir e os homens são catadores. A equipe do Consultório na Rua costuma levar camisinha, água e protetor labial a estas pessoas. Alguns deles estão realizando tratamento para tuberculose ou AIDS em uma Unidade Básica de Saúde próxima, que lhes oferece o almoço como contrapartida ao tratamento supervisionado, mas alguns trabalhadores dessa unidade não gostam de atender a essa população.
