Breve histórico da organização do trabalho em saúde

Embora o cuidado à saúde e as atividades de tratamento e cura remontem aos primórdios da humanidade, a organização desse campo, como hoje o conhecemos, é bem mais recente e se reporta à Modernidade, com a configuração histórico-política do trabalho em saúde que remonta à constituição da Medicina moderna. Como vimos logo no início desta unidade, com o advento do capitalismo, modificações importantes afetaram o mundo do trabalho. Tais modificações atingiram a Medicina de forma bem peculiar.

Saiba Mais

Se você gosta de literatura histórica e quer conhecer como era a medicina medieval, leia: GORDON, N. O Físico. A epopeia de um médico medieval. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Com o capitalismo, por volta do século XVII, surgiu a Medicina Moderna, a partir da fusão gradativa dos conhecimentos e habilidades dos físicos e dos barbeiros-cirurgiões. Ao amplo repertório de conhecimentos gerado por essa fusão, acresceram-se novos conhecimentos, que passaram a ser produzidos de uma nova maneira, sob a égide da Ciência. Nesse processo mais amplo de mudanças nas concepções sobre o mundo e o ser humano e dessacralização da natureza, também se modificaram as concepções de corpo, saúde, doença vida e morte (SCHRAIBER, 1993).