
Os diversos instrumentos de registro (prontuários, planilha de alimentação do sistema de informação, atas de reuniões de equipe, atas das assembleias, relatos de campo, mapa de atendimento, registros das oficinas, relatórios de gestão, dentre outros) compõe um conjunto de ferramentas essenciais à produção de informações e indicadores de saúde e historicidade dos serviços.
Todavia, os profissionais de saúde, geralmente vinculam a utilização de informações produzidas no serviço aos processos burocráticos de prestação de contas e elaboração de relatórios, dos quais, enviados para os níveis centrais da gestão, na maioria das vezes, não recebem o retorno, não é mesmo?
Entretanto, se considerarmos que as informações sobre o trabalho constituem instrumento de apropriação do fazer, que auxiliarão na análise da própria prática, daremos um novo significado aos registros e informações produzidas.

Por fim, o usuário, sendo o proprietário do prontuário, precisa ter clareza que toda equipe terá acesso aos registros, devendo decidir sobre a inclusão de informações consideradas sigilosas.