Como dissemos anteriormente, o objetivo não é vincular o usuário ao profissional e, sim, ao serviço. Tanto para garantirmos que isso aconteça, como para possibilitarmos maior riqueza no processo de cuidar, é fundamental que haja um consistente trabalho em equipe.

Reflexão

Pense bem, nesta nossa clínica é preciso muita flexibilidade e plasticidade. Muitas vezes, quando precisamos ser um pouco mais flexíveis, precisamos tirar um pé do chão, não é?

Quanto mais pessoas, saberes e ferramentas se puserem a serviço do cuidado, melhor. Uma equipe forte e coesa promove cuidado mais consistente, plural e integral.

Nessas horas, é fundamental ter em quem se apoiar.

Apoie-se em seu grupo, em sua equipe!

Sobre trabalho em equipe, algumas questões me parecem de grande relevância:

O trabalho em equipe interdisciplinar é imprescindível para a clínica de reabilitação psicossocial. Para tanto, a equipe deve contar com seus próprios Espaços Coletivos Institucionais, para que possa se constituir e fortalecer. Nesse processo, a gestão é fundamental. Tanto para sustentar esses espaços coletivos, como ofertar ferramentas e para garantir a sustentação do que for pactuado em equipe, até que a própria equipe decida rever posição.

A equipe precisa ser coesa.

Para desenvolvermos bem todas estas responsabilidades, é necessário se comunicar, não é mesmo?