Outra questão bastante relevante a ser considerada quando o assunto é vinculação da clientela é a ambiência dos serviços, da mesma forma que o é para garantir acesso, como visto em estudo anterior.
Muitas vezes a equipe não atenta para as mensagens subliminares que o ambiente passa aos usuários.

Reflexão
Já reparou que muitas vezes, fazemos coisas por pura repetição, sem nos perguntarmos o porquê?Semelhante é a questão da existência muito ostensiva de profissionais da área de segurança, especialmente guardas armados ou adotando atitudes inadequadas e intimidantes.
Reflexão
Que tipo de relação o serviço teria com seus usuários e a comunidade em geral para que precisasse de guardas armados? Armas traduzem realmente segurança?Não é muito frequente que encontremos na recepção dos serviços cartazes ou placas que celebrem a chegada do usuário, do tipo: “Bem Vindos”; “Ficamos felizes por recebê-los”; “Que bom que nos procurou”. Todavia, é quase infalível a presença, em local de destaque, da desagradável mensagem: “Desacatar funcionário público é crime passível de pena, prevista no artigo....”