Até aqui, você teve a oportunidade de refletir e problematizar questões muito importantes para a produção do cuidado ofertado às pessoas com demandas/necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas: os valores e concepções que determinam nosso agir cotidiano; nossos fundamentos, princípios e diretrizes, que dão base ao trabalho; conceito de Rede e Território, abordando o papel de cada ponto de atenção de nossa rede na linha de cuidado ao usuário; e nosso arcabouço legal.

Agora que já refletimos sobre a Rede, seus pontos de atenção constitutivos, discutiremos adiante duas temáticas especialmente importantes: como garantir acesso e vincular clientela.

Trataremos aqui do grande desafio de promover o vínculo.

Vincular a clientela ao serviço é de fundamental importância para garantirmos continuidade e integralidade do cuidado.

Vamos nos debruçar sobre esta questão, buscando estar cada vez mais preparados para assumir esta responsabilidade. Para tanto, verificaremos quais estratégias e ferramentas podem nos ajudar a superar este desafio. O que ajuda? O que atrapalha?

Colocaremos à sua disposição a nossa experiência de trabalho e conhecimento acumulado, mas lembramos a você que esta é uma troca: você também traz conteúdo para o nosso encontro... Assim, é de vital importância que procure relacionar as questões aqui desenvolvidas ao cotidiano do trabalho, de modo a gerar reflexão e impacto no cuidado por você ofertado. Mãos à obra!