Pergunta norteadora de pesquisa
A pesquisa científica é um processo sistemático que tem por finalidade gerar novos conhecimentos e/ou refutar ou corroborar algum conhecimento preexistente.
Para iniciar uma pesquisa, é necessário contemplar uma pergunta. Cabe ressaltar que a pergunta de pesquisa é a primeira etapa na realização de um trabalho científico. Ela também pode ser entendida como objeto de estudo ou objeto da pesquisa.
O problema do estudo é uma especificação do tema da pesquisa, devendo ser bem definido. É a investigação da pesquisa, que pode ser colocada na forma interrogativa. A pergunta deve ser específica, clara, explícita e operacional.
Uma pergunta de pesquisa é a declaração de uma indagação específica que o pesquisador deseja responder para abordar o problema de pesquisa. A pergunta ou as perguntas de pesquisa orientam os tipos de dados a serem coletados e o tipo de estudo a ser desenvolvido.
A identificação e a formulação do problema exigem pensamento crítico do pesquisador. Sua definição, formulação e análise decidem o tipo e o delineamento (desenho) da pesquisa.
As questões de pesquisa muitas vezes têm origem na própria prática do profissional. Um determinado procedimento, até então por ele realizado empiricamente e com resultados clínicos positivos, pode ser alvo de uma investigação científica1.
Por exemplo, um cirurgião plástico tem como rotina prescrever vitamina C aos pacientes no pós-operatório. Dessa forma, seus pacientes vêm apresentando melhor cicatrização e menor incidência de necrose tecidual. No entanto, pode ser que essa conduta esteja embasada em pressupostos teóricos, mas sem a devida confirmação científica. Assim, pode surgir a seguinte questão:
Vale lembrar que a leitura de textos científicos também pode ser fonte geradora de novas perguntas. Um trabalho científico elaborado e conduzido de forma adequada responde às questões levantadas, porém desperta novas dúvidas.
O ato de ler um artigo científico sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode trazer indagações, tais como:
Outra forma comum geradora de questões de pesquisa é a conversa com outros profissionais, docentes e pesquisadores1.
O desenvolvimento de uma pergunta de pesquisa é um processo criativo. Os pesquisadores normalmente começam por meio de um interesse em determinado assunto, que, posteriormente, evolui para uma pergunta específica, podendo ser pesquisada1.
Prefira temas da sua área de atuação e que possam lhe manter interessado e envolvido até o término da pesquisa, pois todo tema exige julgamento crítico, muita leitura e, sobretudo, experiência do pesquisador na área estudada. Evite temas complexos, considerando o tempo de desenvolvimento!
As ideias de questões inicialmente são vagas, de forma geral. Assim, requerem análise cuidadosa para que venham a se transformar em projetos de pesquisa precisos e estruturados2.
Quando um pesquisador desenvolve uma ideia de pesquisa, deve se familiarizar com o campo de conhecimento em que essa ideia se inscreve. Ele também deve conversar com outros pesquisadores da área de interesse, ler livros e, especialmente, artigos científicos para que a pergunta inicial comece a se tornar cada vez mais específica e fundamentada na literatura. Adequada revisão bibliográfica é de fundamental importância, pois poderá demonstrar o que já foi estudado a respeito do tema.
Com exceção das revisões bibliográficas, não é prudente pesquisar um determinado tema que já tenha sido muito estudado. Destaca-se que uma boa investigação deve ser inovadora, pesquisando um tema ainda não contemplado pela literatura, aprofundando um assunto pouco conhecido ou dando enfoque diferente a um problema já estudado2.
Hoje, compreende-se a necessidade de reformular ou realizar ajustes à pergunta de pesquisa inicialmente elaborada, após exaustiva revisão da literatura3.
Procure encaixar o que pretende fazer no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de acordo com o que foi apresentado, especialmente em relação ao tema, ao problema e aos objetivos do estudo.