Etapas de desenvolvimento
Confira um breve resumo das etapas do desenvolvimento de uma pesquisa:
- 1) Conhecer e ter competência no assunto a ser pesquisado;
- 2) Ter acesso e dominar a amostra;
- 3) Depender o mínimo possível de terceiros para realizar a pesquisa;
- 4) Planejamento:
- a. Ideia (a pergunta da pesquisa);
- b. Plano de intenção (o resumo do projeto de pesquisa);
- c. Revisão da literatura;
- d. Produção do artigo científico (sequência de estudo que o curso irá seguir):
- i. Tipo de estudo;
- ii. Local;
- iii. Amostra;
- iv. Procedimentos;
- v. Variáveis;
- v. Variáveis;
- vi. Método estatístico.
- 5) Execução: realização prática do estudo;
- 6) Divulgação: publicação.
O que a comunidade científica tem refletido e discutido ultimamente?
Diretrizes curriculares dos cursos da área de saúde, segundo a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação:
- "Os participantes devem dominar as técnicas de leitura crítica, indispensáveis frente à sobrecarga de informações e à transitoriedade do conhecimento."
- "O papel social da universidade deve ir além das necessidades mercantis de simples profissionalização de mão de obra."
- "Sua finalidade é formar cidadãos para o exercício da crítica e do pensamento reflexivo, capazes de interagir com conhecimento com independência."
(Fonte: Perfil do participante "novo" da Educação Superior. Avaliação, v. 13, n. 3, p. 777-791, 2008.)
Ministros da Educação e da Saúde firmam parceria para promover o desenvolvimento de trabalhos científicos de estudantes universitários sobre o perfil da saúde no Brasil, buscando a melhoria da formação de profissionais de saúde no país.
(Fonte: Ministério da Educação, março de 2010.)
Recomendações do Programa de Iniciação Científica CNPq:
- "O mercado de trabalho requer profissionais que saibam pesquisar. Esta é a visão dos empregadores de hoje."
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"Os universitários devem saber estudar por meio de pesquisa científica, inclusive para os que não irão seguir carreira acadêmica."
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"O participante que não sabe pesquisar não vai se atualizar no ritmo em que as novas descobertas científicas chegam."
(Fonte: Dra. Maria Izilda Santos de Matos, Coordenadora da Iniciação Científica do CNPq, 2010.)